Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13205
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 2-Abr-2019 |
Autor(es): | CARVALHO, Patrícia Raquel Santana de |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMED/Marabá/PA - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de |
Título: | Saberes geométricos mobilizados na formação continuada de professores dos anos iniciais |
Citar como: | CARVALHO, Patrícia Raquel Santana de. Saberes geométricos mobilizados na formação continuada de professores dos anos iniciais. Orientadora:. Profa. Dra. Talita Carvalho Silva de Almeida. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar saberes que precisam ser mobilizados em uma formação continuada em geometria para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O interesse por investigar esse ensino se justifica, entre outros fatores, pela importância dos conceitos geométricos na construção de conhecimentos em diversas áreas do saber. A temática abordada foi fundamentada a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica, por possibilitar conhecer em que nível se encontra as produções científicas, tais como artigos, dissertações, livros, além de documentos oficiais, sobre o objeto em questão. Para isso, foi delineado como questão norteadora da pesquisa: Que saberes precisam ser mobilizados em uma formação continuada em geometria por professores dos anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico firmou-se nas investigações de Pavanello, sobre o abandono histórico do ensino da geometria, de Imbernón, sobre as concepções da formação continuada de professores, e com Shulman, sobre os saberes docente. A partir desse estudo foi possível constatar que o ensino de geometria na formação continuada de professores dos anos iniciais, se apresenta defasado. Tendo em vista o insignificante número de pesquisas desenvolvidas nesses aspectos, contribuindo assim, com um elevado grau de professores com saberes geométricos deficitários, arraigados a uma prática fragilidade e cheias de lacunas, desde a incompreensão desses conceitos a aplicabilidades de seus conteúdos no ciclo de alfabetização. Diante de tal percepção, foi construído um conjunto de atividades sobre os sólidos geométricos na perspectiva de contribuir com a resolução da defasagem desse ensino. |
Abstract: | The present work has as objective to investigate knowledge that needs to be mobilized in a continuous formation in geometry for teachers of the initial years of elementary school. The interest in investigating this teaching is justified, among other factors, by the importance of geometric concepts in the construction of knowledge in several areas of knowledge. The thematic approach was based on the methodology of the bibliographic research, because it allows to know in which level the scientific productions, such as articles, dissertations, books, besides official documents, on the object in question. For this, it was outlined as a guiding question of the research: What knowledge need to be mobilized in a continuing formation in geometry by teachers of the initial years of elementary school? The theoretical reference was established in Pavanello's investigations on the historical abandonment of the teaching of geometry by Imbernón on the conceptions of the continued formation of teachers and with Shulman on teacher knowledge. From this study it was possible to verify that the geometry teaching in the continuous formation of teachers of the initial years, presents / displays lapsed. Considering the insignificant number of researches developed in these aspects, thus contributing, with a high degree of teachers with deficient geometric knowledge, rooted in a fragility practice and full of gaps, from the incomprehension of these concepts to the applicability of their contents in the literacy cycle . Faced with such perception, a set of activities on geometric solids was constructed in order to contribute to the resolution of the lag of this teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de geometria Formação continuada de professores Anos iniciais Geometry teaching Continuum education of teachers Early years |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SaberesGeometricosMobilizados.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_SolidosGeometricosFormacao.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons