Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13206
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Dez-2019 |
Autor(es): | FRANCO, Anderson Ercílio dos Reis |
Primeiro(a) Orientador(a): | LEITÃO, Wanderleia Azevedo Medeiros |
Título: | Olhar o universo! O vivido e o concebido na sala de recursos multifuncionais: nós enxergamos com as mãos! |
Citar como: | FRANCO, Anderson Ercílio dos Reis. Olhar o universo! O vivido e o concebido na sala de recursos multifuncionais: nós enxergamos com as mãos!. Orientadora: Profa. Dra. Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13206. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes com cegueira, no que se refere a aquisição de conteúdos do Eixo Temático Terra e Universo. Apresenta uma abordagem qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação. A construção dos dados se deu por meio de estudos bibliográfico, documental e de campo. Assim como adotou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas, a elaboração de atividades adaptadas para o ensino de ciências, visando práticas de atividades lúdicas, capazes de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos sujeitos envolvidos nessa investigação, os quais foram, a professora da SRM e os estudantes com cegueira do 9º ano, matriculados no contraturno, no AEE, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Barão de Guajará”, localizada no município de Vigia-PA. O produto educacional foi constituído por um guia prático de orientações aos professores para a construção de recursos que possibilitem a inclusão do estudante com cegueira. Como resultados alcançados destacam-se o envolvimento dos professores nas ações, possibilitando professores mais envolvidos e capacitados, o sucesso obtido na aprendizagem dos estudantes com cegueira, a elaboração de materiais adaptados, a parceria entre os professores da Sala Base e a professora da Sala de Recursos Multifuncionais, a elaboração do Guia didático – a cegueira em foco. Espera-se que por meio dessa pesquisa, o professor possa refletir sobre sua prática docente, assim como adote metodologias que possam viabilizar o processo de inclusão de todos os estudantes. |
Abstract: | This research aimed to investigate the learning difficulties faced by students with blindness, with regard to the acquisition of contents of the Earth and Universe Thematic Axis. It presents a qualitative approach in the assumptions of action research. Data were constructed through bibliographic, documentary and field studies. As well as the technique of semi-structured interviews, the elaboration of activities adapted for the teaching of sciences, aiming at practices of playful activities, capable of contributing to the teaching and learning process of the subjects involved in this investigation, which were the SRM teacher and the students with 9th year blindness, enrolled in the night, in the AEE, of the Municipal Elementary School "Barão de Guajará", located in the municipality of Vigia-PA. The educational product consisted of a practical guide of guidance to teachers for the construction of resources that allow the inclusion of students with blindness, the results achieved highlight the involvement of teachers in actions, enabling teachers more involved and trained, the success obtained in the learning of students with blindness, the elaboration of adapted materials, the partnership between the teachers of the Base Room and the teacher of the Multifunctional Resource Room, the elaboration of the Didactic Guide – blindness in focus. It is expected that through this research, the teacher can reflect on his teaching practice, as well as adopt methodologies that can enable the inclusion process of all students. |
Palavras-chave: | Atendimento educacional especializado Aprendizagem Ensino de ciências Estudantes com cegueira Specialized educational service Learning Science teaching Students with blindness |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_OlharUniversoVivido.pdf | 6,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CegueiraFocoGuia.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons