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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13217
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 22-Mai-2017 |
Autor(es): | RAIVA, Vladimir Nassone Pedro |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Título: | A criação de problemas matemáticos na formação inicial do professor que ensina Matemática: a construção coletiva de uma prática de formação |
Citar como: | RAIVA, Vladimir Nassone Pedro. A criação de problemas matemáticos na formação inicial de professor que ensina Matemática: a construção coletiva de uma prática de formação. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2017. 307 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13217. Acesso em:. |
Resumo: | O foco de interesse desta pesquisa é a formação inicial do professor de Matemática e seu objetivo é investigar em que termos a experiência de criação de problemas matemáticos, com futuros professores de Matemática, a partir de sua experiência escolar e de seu contexto sociocultural, com olhar para sua carreira, poderá gerar neles autonomia, possibilidade de se constituírem profissionais reflexivos sobre sua própria prática e continuidade de seu desenvolvimento profissional. A questão de investigação foi a seguinte: em que perspectiva a formação inicial do professor de Matemática, através da criação de problemas matemáticos, com olhar para seu contexto sociocultural e a experiência escolar, pode gerar um novo olhar sobre a prática e a cultura de sala de aula, sobre a Matemática, por meio da reflexão na ação e sobre a ação, possibilitando autonomia e desenvolvimento profissional? Para tanto, defendo a tese de que a criação de problemas matemáticos, com foco no contexto sociocultural e na experiência escolar dos futuros professores, no processo de reflexão na ação e sobre a ação, com olhar especial para sua carreira (para ação), gera o saber da ação pedagógica, propicia a elaboração de práticas diferenciadas, uma aprendizagem significativa e a continuidade do seu desenvolvimento profissional, em uma pesquisa experimental. Para desenvolver esta pesquisa, utilizei, como procedimento metodológico, a pesquisa ação ou investigação ação. Os colaboradores da pesquisa foram oito futuros professores de Matemática, em formação inicial de Licenciatura. A matéria de análise foram problemas matemáticos que os futuros professores criaram durante a pesquisa, suas discussões e suas reflexões, em duplas e na turma, que foram apresentados por escrito, e um questionário inicial. Tal questionário buscava saber as concepções dos futuros professores, para nortear a pesquisa sobre conceito de Matemática, problemas matemáticos, resolução de problemas e experiências com resolução de problemas matemáticos. A criação de problemas contribuiu para que os futuros professores se posicionem como autores de suas próprias aprendizagens, autores de sua própria prática e questionem suas próprias crenças e concepções sobre ser professor de Matemática. Suas experiências foram trazidas para reflexão, testadas, questionando os saberes da tradição pedagógica. Neste processo de criação de problemas matemáticos e reflexão, os futuros professores compreenderam que a construção do conhecimento matemático é um processo não linear, que apresenta muitos equívocos, por conta de sua natureza de idas e vindas. E, ao refletir sobre a criação de seus próprios problemas matemáticos, desenvolveu-se neles a autonomia, visto terem criado os problemas e refletido sobre os mesmos. A pesquisa, além disso, possibilitou que os futuros professores se tornassem idealizadores das práticas e não apenas aplicadores de receitas prescritas fora da escola, sem o aval e reflexão da comunidade de professores. Este processo de reflexão possibilitou que os futuros professores vissem suas próprias limitações e compreendessem a necessidade de refletir mais ao propor tarefas aos seus futuros alunos. Constituiu-se um momento para continuidade de seu desenvolvimento profissional, visto que os saberes anteriores são necessariamente formativos. Esta imersão possibilitou o abandono das práticas docentes dos futuros professores que supunham um processo acrítico, pois permitiu interpretação, reinterpretação e sistematização de suas experiências passadas e presentes. Isso levou aos futuros professores a buscar o saber pedagógico do conteúdo, a partir das limitações de suas experiências, tanto anteriores como aquelas adquiridas no estágio de sua formação atual. Eles compreenderam que é possível enxergar a Matemática de forma diferente; as aplicações da Matemática, que esta não é restrita a números; que eles podem construir suas próprias tarefas, mobilizando o saber vivenciado para sua praticas e possibilitar a aprendizagem do conteúdo matemático. |
Abstract: | The research focus on the formation of the mathematics teacher and aims to investigate in which terms the experience in creating mathematics problems, with mathematics teachers-to-be, from their school experience and sociocultural context, focusing their carrier could generate their autonomy, enabling them to become reflexive professionals about their own practice and continuing their professional development. The following question was investigated: from which perspective the initial formal of the mathematics teacher, through mathematics problems creation, focusing his sociocultural context and school experience, can generate a new perspective about the practice and culture of the classroom, about mathematics, through the action reflection and the reflection about the action, enabling professional autonomy? In order to do that, I support the idea that creating mathematics problems, focusing in the sociocultural context and in the teachers-to-be schools experiences, in the action reflection and reflection about the action, having a special look to his carrier (for the action), generate the knowing of the pedagogical action, enables the elaboration of differenced practice, a significative learning and the continuing of his professional development, in an experimental research. Aiming to develop this research, I used, as methodological procedure, an action research or investigative action. The collaborators in this research were 8 mathematics teachers-to-be, in initial formation. The content of the research was mathematics research that were created by the teachers-to-be during the research, discussions and reflections, in pairs and with the class; they received in written form and an initial questionnaire. The questionnaire aimed to know believes of the teachers-to-be to narrow the research about the mathematics concept, mathematics problems, problem solving and experience with mathematics solving problems. Creating problems contributed to the teachers-to-be to be placed as authors of their own learning, authors of their own practice and questioning their believes and conceptions about being a mathematics teacher. Their experiences were brought to the reflections, tried, questioning the pedagogical tradition knowing. In this mathematics problem creation process and reflection, the teachers-to-be understood that the mathematics knowledge construction is a nonlinear process that presents many misunderstandings, due to its coming and going nature. When reflecting about creating their own mathematics problems, it was developed in them the autonomy, because they created the problems and reflected about them. Furthermore, the research enabled the teachers-to-be to become idealizers of practice and not only appliers of recipes outside the school, without the endorsement and reflection from the teacher’s community. This reflection process helped the teachers-to-be to see their own limitations and understand the necessity of reflecting more when demanding tasks from their future students. We constituted a moment to continue their professional development, having in mind that the previous knowledge are necessarily formative. This immersion enabled giving up the docent practices of the teachers-to-be that believed in a noncritical process, because it allowed interpretation, reinterpretation and systematization of past and present experiences. This result made the teachers-to-be look for the pedagogical knowledge about the content, from their limitation of experiences, either previous and the ones acquired during their current formation. They understood that it is possible to see mathematics from a different perspective, the mathematics applications, that are not restrict to numbers; that they can construct their own tasks, mobilizing the previous knowledge to their practice and enable the mathematics content learning. |
Palavras-chave: | Formação inicial do professor de matemática Criação de problemas matemáticos Autonomia docente Professores reflexivos Desenvolvimento profissional Initial formation of mathematics teachers Mathematics problems creation Docent autonomy Reflexive teachers Professional development |
Área de Concentração: | Educação Matemática |
Linha de Pesquisa: | Práticas Docentes e Diversidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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