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Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Mai-2017
Autor(es): SOUSA, Taize Borges
Primeiro(a) Orientador(a): MALHEIRO, João Manoel da Silva
Título: Técnicas argumentativas através da aprendizagem baseada em problema em um curso de férias
Agência de fomento: 
Citar como: SOUSA, Taize Borges. Técnicas argumentativas através da aprendizagem baseada em problema em um curso de férias. Orientador: .Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas argumentativas manifestadas por um grupo de licenciandos participantes de um Curso de Férias, ao buscar soluções para um problema real com a utilização de estratégias experimentais investigativas através da Aprendizagem Baseada em Problemas e analisar como ocorre a construção de esquemas argumentativos neste ambiente não formal de ensino. Para enveredar neste estudo, buscamos referencial teórico em Chaim Perelman e Lucy Olbrechts-Tyteca com o Tratado da Argumentação e na dissertação de João Malheiro que caracteriza um Curso de Férias como uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas, dentre outros que subsidiaram a compreensão desta pesquisa. Caracterizamos este estudo como qualitativo do tipo descritivo exploratório, com ênfase na análise do discurso, sendo os dados constituidos a partir do discurso de seis licenciandos participantes desta pesquisa; observações de atividades com realização de gravações em áudio e vídeo, que posteriormente foram transcritos; e um registro de observações. Os resultados evidenciaram que as técnicas argumentativas mais presentes durante uma socialização no Curso de Férias são vínculo causal e identificação, e que seu uso está associado às necessidades que os cursistas têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões destes. Assim, a ABP em um Curso de Férias possui potencial epistêmico, levando a crer que a construção do conhecimento está relacionada com o desenvolvimento de técnicas argumentativas, que são necessárias para disseminá-lo. Tomando a argumentação como um processo discursivo com características específicas segundo o referencial adotado, acreditamos que quanto mais as metodologias ativas de aprendizagem como a ABP possibilitarem a argumentação, mais a construção de conhecimento será maximizada.
Abstract: This research aims to identify the argumentative techniques manifested by a group of graduates participating in a Holiday Course, when searching for solutions to a real problem with the use of investigative experimental strategies through Problem Based Learning and to analyze how the construction of schemes occurs Arguments in this non-formal teaching environment. In order to embark on this study, we searched for a theoretical reference in Chaim Perelman and Lucy Olbrechts-Tyteca with the Argumentation Treaty and in the dissertation by João Malheiro that characterizes a Holiday Course as an adaptation of Problem-Based Learning, among others that supported the understanding of this research. We characterized this study as qualitative exploratory descriptive type, with emphasis on discourse analysis, being the data constituted from the discourse of six licensees participating in this research; Observations of activities with audio and video recordings, which were later transcribed; And a record of observations. The results evidenced that the most present argumentative techniques during a socialization in the Holiday Course are causal link and identification, and that their use is associated with the needs that the students have to explain and justify the experiments and the conclusions of these. Thus, the ABP in a Holiday Course has epistemic potential, leading to believe that the construction of knowledge is related to the development of argumentative techniques, which are necessary to disseminate it. Taking the argument as a discursive process with specific characteristics according to the adopted framework, we believe that the more active learning methodologies such as the ABP will allow the argumentation, the more knowledge construction will be maximized.
Palavras-chave: Técnicas Argumentativas
ABP
Curso de Férias
Argumentative Techniques
Vacation Course
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: Práticas Docentes e Diversidade
CNPq: EDUCAÇÃO
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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