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Tipo: Tese
Data do documento: 9-Mai-2017
Autor(es): FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil
Primeiro(a) Orientador(a): GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Título: Ensino de ciências e práticas teatrais: formação de professores para os anos escolares iniciais
Agência de fomento: 
Citar como: FREITAS, Nívia Magalhães da Silva. Ensino de ciências e práticas teatrais: formação de professores para os anos escolares iniciais. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13234. Acesso em:.
Resumo: As produções de ciência e de arte representam extensões das nossas vivências e experiências e, deste modo, constituem-se formas de conhecimento. A interlocução entre Ciência e a Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. Nesse contexto, o trabalho de tese, ora apresentado, caminhou no sentido de responder a seguinte questão de pesquisa: em que termos experiências formativas, de futuros professores dos anos iniciais escolares, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva, no contexto do ensino de Ciências? A pesquisa qualitativa, representada pela pesquisa narrativa, na modalidade de pesquisa-formação, constitui-se opção metodológica desta tese. A experiência formativa foi desenvolvida em duas turmas do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: produções textuais individuais e em grupo, diários de aprendizagem, diário de bordo e registros em áudio e vídeo. Os dados constituídos neste trabalho foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. A imersão nos textos de campo me possibilitou identificar três eixos de análise: (1) aprendendo a ser e a conviver, (2) aprendendo conhecimentos socialmente relevantes por mediação de práticas teatrais e (3) ideias sobre as possibilidades de mediação do teatro para ensinar Ciências. Avalio que as práticas teatrais contribuíram para a constituição de espaços de (re) criação, de vivências estéticas, de ponderações éticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina também), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade, em um movimento de apropriação da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo. Assim, o teatro, como uma das linguagens artísticas, potencializa as possibilidades de diálogo entre ciência e arte, inserindo-se no campo da educação do sensível, na consideração da ética, da estética, das percepções, das emoções, das motivações e das relações interpessoais, na fruição de novos/outros sentidos conferidos aos objetos de estudo/ensino; constitui-se materialidade mediadora de recriação constante da cena de sala de aula – um “lugar” privilegiado de experimentação, de transformação, de renovação e de se (re)pensar o ensino e o fazer docente.
Abstract: The productions of science and art represent extensions of our experiences, and thus constitute forms of knowledge. The interlocution between Science and Art, especially through the mediation of the theater, constitutes a potential perspective of science education. Theater, in addition to entertainment and fun, enables reflective, formative and educational actions. In this context, the thesis presented here aims to answer the following research question: in what terms the formative experiences of future teachers of the early school years, mediated by theatrical practices, contribute to the learning of socially relevant knowledge, notably in the sense of critical and reflective understanding, in the context of science education? Qualitative approach, represented by narrative research, in the form of research-training, constituted the methodological option of this thesis. The data gathered in this work were analyzed by Discursive Textual Analysis. The immersion in the field texts allowed me to identify three axes of analysis: (1) learning to be and to live together, (2) learning socially relevant knowledge through theatrical practices and (3) ideas about the possibilities of theater mediation to teach Sciences. The formative experience was developed in two classes at Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, of Instituto de Educação Matemática e Científica, of Universidade Federal do Pará. The instruments used in the research were: individual and group textual productions, diaries and audio and video record. I believe that theatrical practices contributed to the constitution of spaces of (re) creation, aesthetic experiences, ethical considerations, recovered the way how learns (and how teaches), in a dialectical process that favored the understanding of reality, in a movement of appropriation of art by science and art as a way to expand the understanding of science in the world. Thus, as one of the artistic languages, theater enhances the possibilities of dialogue between science and art, inserting itself in the field of a sensitive education, in the consideration of ethics, aesthetics, perceptions, emotions, motivations and interpersonal relationships, in the fruition of new/other meaning conferred to objects of study/teaching; it constitutes mediator materiality of constant recreation of the classroom scene – a privileged place of experimentation, transformation, renewal and (re) thinking about teaching and do teaching.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Conhecimentos socialmente relevantes
Formação de professores
Práticas teatrais
Science education
Socially relevant knowledge
Teacher training
Theatrical practices
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
CNPq: EDUCAÇÃO
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
PROFESSORES DE CIÊNCIA - FORMAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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