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Tipo: Tese
Data do documento: 9-Mai-2019
Autor(es): RODRIGUES, Luciane de Assunção
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil
Primeiro(a) Orientador(a): CHAVES, Sílvia Nogueira,
Título: Entre salvação e perdição: a sexualidade do bom cristão
Citar como: RODRIGUES, Luciane de Assunção. Entre salvação e perdição: a sexualidade do bom cristão. Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Nogueira Chaves. 2019. 124 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13291. Acesso em:.
Resumo: Que subjetividades são fabricadas a partir dos discursos sobre sexualidade? Quais são as condições de existência dos discursos que fazem proliferar dada sexualidade? Tais questões emergiram e fabricaram a tessitura dessa pesquisa, cujas linhas do tesão e transgressão são os fios condutores das tramas que compõem a sexualidade do “bom cristão”. Para dar visibilidade à sexualidade que transita em uma Escola Confessional - numa dinâmica inventiva -, foram criados personagens que movimentam a análise dos materiais empíricos selecionados para compor o corpus da pesquisa. Inspirados e matizados pelo pensamento de Michel Foucault e com os sentidos aguçados, esses materiais falam e descrevem o que viram, ouviram, sentiram nos espaços de uma Escola Confessional. Com personalidades distintas, tais personagens são proficientes em fazer aparecer os processos de subjetivação do dito “bom cristão”, seja ele docente ou discente, bem como as peripécias vividas no interior de um espaço em que a sexualidade se situa entre a obediência e a transgressão. Dentre os personagens, a Escola Esquizofrênica inicia a discussão com seus desvarios, alternando momentos de lucidez e de alucinação, sem que se consiga perceber quando está em um ou outro estado! Nesse contexto, a escola esquizofrênica decide colocar os demais personagens no seu divã - em modos de confissão. Assim, cada personagem conta como foi atravessado/afetado pela sexualidade ali circulante, mobilizando a questão central desta investigação: Como opera o dispositivo da sexualidade numa Escola Confessional? Com base na análise das confissões sustenta-se a seguinte tese: A produção da subjetividade do “bom cristão” está vinculada ao controle e à gestão da sexualidade. A sexualidade, por sua vez, abre trilhas de possibilidades de invenção e criação de novas formas de viver! É assim que os personagens que habitam a Escola Confessional ousaram criar o espaço do “entre”, no meio. Resistiram, inventaram e viveram a sexualidade rompendo a inércia e a paralisia de permanecer na posição de “bom cristão”! Ao invés de ensaiarem modos de obediência em relação às normas regulatórias estabelecidas para se viver nessa escola confessional, optaram por viver a sexualidade em modos de resistências. O entre está onde tudo escapa, é a transgressão de uma sexualidade que não foi formatada, suspira por liberdade em uma vida que experimenta.
Abstract: What are the subjectivities constructed in discourses about sexuality? What are the existing conditions from discourses that proliferate this sexuality? Such questions emerged and constructed the basis of this research, whose tension and transgression lines are the connecting threads that integrate a drama related to the sexuality of the "good christian". To exposure the sexuality in the confessional schools, we focus on a dynamic inventive character that moves the analysis of empirical materials selected to integrate the corpus of this research. Inspired and nuanced with the keen senses by Michel Foucault's thought, these materials speak and describe what they had seen, heard and felt in a Confessional School spaces. Based on distinct personalities, these characters are proficient in demonstrates the processes of subjectivation of the "good christian", being it a teacher or student, as well as the incidents lived within a space in which the sexuality is situated between the obedience and transgression. Among the characters, the Schizophrenic School begins a discussion with its madness, alternating between lucidity moments and hallucination, without being able to perceive when it is in another mode. In this context, the schizophrenic school decides to put the other characters on their divan, especially in confession way. Therefore, each character tells how it was crossed/affected by the sexuality that used to circulate there. It mobilizes a central question on this investigation, which is: How works the sexuality device in a Confessional School? We support the following idea based on the confessions analysis: The production of subjectivity on the "good christian” is tied to the control and management of sexuality. On this line, sexuality opens up possibilities paths for an invention and creation to live new ways. This is how the characters who inhabit the Confessional School dared to create a space "in between" on the middle. Furthermore, they resisted, invented and lived their sexuality, thus breaking the inertia and paralysis to remaining on "good christian" position. They chose to live their sexuality in a resistance way, instead of rehearsing obedience to the regulatory norms established on this Confessional School. Then, between is where everything escapes, in which sexuality transgression has not been formatted, sighing for freedom in life that experiences.
Palavras-chave: Corpo
Sexualidade
Escola confessional
Subjetividade
Poder Pastoral
Resistências
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
CNPq: CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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