Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13294
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 23-Mar-2019 |
Autor(es): | COSTA, Dhemersson Warly Santos |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRITO, Maria dos Remédios de |
Título: | Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | COSTA, Dhemersson Warly Santos. Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13294. Acesso em:. |
Resumo: | Os encontros com a literatura, a filosofia da diferença e o ensino de ciências mobilizaram esta escrita, instigada pela problemática da sexualidade, tema recorrente na disciplina de biologia, porém, vinculada as concepções morfo/fisio/lógicas e a reprodução da prole, reproduzindo o discurso científico que sistematiza a vida em uma estrutura, uma unidade que rejeita as variações. A sexualidade, envergada nesse pensamento, percorre o caminho da sistematização, da fragmentação e da generalidade. A vida, porém, não é um absoluto, as sexualidades entram a todo tempo em variações, compondo outros possíveis. Questiona-se nessa escrita: a sexualidade somente pode ser problematizada pelas lentes teóricas da ciência/biologia? Será possível pensar a sexualidade emaranhada em outras perspectivas? É possível experimentar a sexualidade desvinculada da genitália? Que problemas a literatura é capaz de suscitar para pensar outras sexualidades para além do discurso biológico? O que ressoa do encontro entre educação em ciências e literatura no debate sobre a sexualidade? Que interseções são possíveis? Que aprendizados são mobilizados por esses encontros? Sem pretensões formativas ou metodológicas, o que se pretende é experimentar com a literatura de Caio Fernando Abreu (Morangos Mofados, 2015), blocos de sensações que mobilizem outras formas de devir-pensamento na escrita, no corpo, na sexualidade, na vida, entrecruzando com a filosofia da diferença para então fazer provocações ao ensino de ciências. |
Abstract: | The encounters with literature, the philosophy of difference and the teaching of sciences mobilized is written, instigated by the problematic of sexuality, a recurring theme in the discipline of biology, however, linked to the morfo / fisio / logical conceptions and the reproduction of the offspring, reproducing the scientific discourse that systematize life into a structure, a unity that rejects variations. Sexuality, enveloped in this thought, runs the path of systematization, fragmentation and generality. Life, however, is not an absolute, sexualities enter at all times in variation, composing other possible. It is questioned in this writing: can sexuality only be problematized by the theoretical lens of science / biology? Is it possible to think of sexuality entangled in other perspectives? Is it possible to experience sexuality unrelated to genitalia? What problems can literature provoke to think of other sexualities beyond biological discourse? What resonates from the meeting between education in science and literature in the debate on sexuality? What intersections are possible? What learning is mobilized by these meetings? Without formative or methodological pretensions, what is wanted is to experiment with the literature of Caio Fernando Abreu (Morangos Mofados, 2015), blocks of sensations that mobilize other forms of becoming-thought in writing, in the body, in sexuality, in life, with the philosophy of difference and then make provocations to the teaching of science. |
Palavras-chave: | Morangos mofados Sexualidade Ensino de ciências Moffed strawberries Sexuality Science teaching |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_LiteraturaSexualidadeEducacao.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.