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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13295
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 21-Mar-2019 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Luana Cristina Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | MALHEIRO, João Manoel da Silva |
Título: | Alfabetização científica através da experimentação investigativa em um clube de ciências |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | OLIVEIRA, Luana Cristina Silva. Alfabetização científica através da experimentação investigativa em um clube de ciências. Orientador: Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13295. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo, caracterizando-se como pesquisa descritiva exploratória, que foi planejada e executada com a finalidade de analisar como se desenvolve a Alfabetização Científica entre estudantes do ensino fundamental que participaram do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará- Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir dos questionamentos realizados pela pesquisadora em relação a como se desenvolvia a educação científica entre estudantes que participavam de espaços não formais de ensino de ciências. Nossos principais referenciais teóricos são Sasseron (2008), Carvalho et al (2009), Carvalho (2013) e Malheiro (2016). Como instrumentos, utilizamos as videogravações, fotografia, o diário de bordo e gravações em áudio. Os participantes foram quatro estudantes do 5º ano e quatro estudantes do 6º ano. Durante os episódios analisados podemos observar como ocorreu a manifestação dos indicadores propostos por Sasseron (2008). Os indicadores de Alfabetização Científica foram evidenciados nos discursos dos estudantes, sendo considerados importantes para análises deste estudo. Percebemos que auxiliaram na compreensão de como se desenvolveu o processo de Alfabetização Científica, pois nos propusemos a analisar como os estudantes se dedicaram na construção de seus conhecimentos. Observamos que os indicadores só se desenvolvem no decorrer da atividade investigativa. Entretanto, constatamos que outras habilidades podem emergir no decorrer da atividade, que estão relacionados ao comportamento dos estudantes e ao que conseguem fazer durante a investigação. Diante da sequência investigativa realizada, percebemos o quanto é importante estimular os alunos a se evolverem com os conteúdos tratados, a terem mais autonomia, a serem criativos, a conseguirem dialogar e expor suas ideias sobre o que estão observando. Pois, notamos que esse incentivo é fundamental para a formação de cidadãos que saibam compreender os fenômenos que ocorrem a sua volta, além disso, permite-lhes avanços intelectuais. |
Abstract: | This research presents a qualitative study, characterizing itself as exploratory descriptive research, which was planned and executed with the purpose of analyzing how the Scientific Literacy is developed among elementary students who participated in the Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, from the Federal University of Pará-Campus Castanhal. This research emerged from the researcher 's questions about how science education was developed among students who participated in non - formal spaces of science teaching. Our main theoretical references are Sasseron (2008), Carvalho et al (2009), Carvalho (2013) and Malheiro (2016). As instruments, we use video recordings, photography, logbook and audio recordings. The participants were four students of the fifth grade and four students of the 6th grade. During the analyzed episodes we can observe how the manifestation of the indicators proposed by Sasseron (2008) occurred. The indicators of Scientific Literacy were evidenced in the students' discourses, being considered important for analysis of this study. We realized that they helped to understand how the process of Scientific Literacy developed, as we set out to analyze how the students dedicated themselves in the construction of their knowledge. We observed that the indicators only develop during the course of the investigative activity. However, we found that other skills may emerge during the course of the activity, which are related to student behavior and what they can do during the investigation. In the face of the investigative sequence, we realize how important it is to encourage students to get along with their content, to have more autonomy, to be creative, to get a dialogue and to expose their ideas about what they are observing. For, we note that this incentive is fundamental for the formation of citizens who know how to understand the phenomena that occur around them, in addition, it allows them intellectual advances. |
Palavras-chave: | Experimentação Alfabetização científica Clube de ciências Experimentation Scientific literacy Science club |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE |
CNPq: | CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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