Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13297
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Fev-2019
Autor(es): BARBOSA, Daisy Flávia Souza
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação - São Francisco do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): MALHEIRO, João Manoel da Silva
Título: Perguntas do professor monitor e a alfabetização científica em interações experimentais investigativas de um clube de ciências
Citar como: BARBOSA, Daisy Flávia Souza. Perguntas do professor monitor e a alfabetização científica em interações experimentais investigativas de um clube de ciências. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13297. Acesso em:.
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar as perguntas dos Professores Monitores durante Sequência de Ensino Investigativa em atividades experimentais, almejando Indicadores de Alfabetização Científica (AC). Este estudo apresenta características de Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, tendo como local de investigação o CCI Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, contando com quatro Professores Monitores (PM1,..., PM4) e oito alunos (A1,..., A8) do 6º ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos, foi adotada a vídeo gravação com transcrições de nove episódios selecionados, considerando a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Verificamos que a problematização deve ser mais explorada antes da proposição do problema pelo Professor Monitor. Há uma identificação elevada de perguntas de foco e atenção, levantamento de hipótese e menor manifestação de perguntas de previsão. Destaca-se que devem ser mais bem trabalhadas as perguntas problematizadoras, enfatizando o uso do “como” e “por que”. As atividades complementares com uso de vídeos didáticos, dinâmica de grupo, construção de maquete e uso do escrever e desenhar em forma de HQs se constituíram mais eficientes durante a SEI. Percebeu-se também que há maior ocorrência de indicadores de AC ligados à organização de dados e levantamento de hipótese, em detrimento do indicador previsão, há, então, a necessidade de promover outros indicadores identificados como: organização de informações, explicação, raciocínio lógico e proporcional, teste de hipóteses e classificação de informações. Conclui-se que as perguntas dos Professores Monitores podem trazer contribuições para o processo de AC, à medida que forem formuladas com o propósito de desenvolver níveis de investigação com capacidade de raciocinar, de expor e defender opiniões, de expressar suas dúvidas em um contexto de problematização e de sistematização, o que vêm sendo amadurecido no Clube de Ciências.
Abstract: This research aimed to analyze the questions of monitor teachers during Investigative Teaching Sequence in experimental activities, aiming at Indicators of Academic Literacy (AL). This study presents characteristics of Participant Research with qualitative approach, having as research site the CCI Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, four Monitors Professors (PM1,..., PM4) and eight students (A1,..., A8) from the 6th grade of primary school. As methodological procedures, video recording with transcriptions of nine selected episodes was adopted, considering the Content Analysis (BARDIN, 2009). We verified that the problematic issue should be further explored before the proposition of the problem by the Monitor Professor. There is a high identification of focus and attention questions, hypothesis survey and lower manifestation of forecast questions. It is noteworthy that the problematizing questions should be better elaborated, emphasizing the use of "how" and "why". The complementary activities with the use of didactic videos, group dynamics, construction of a maquette and the use of writing and drawing in the form of comics were more efficient during the RTS. There is a greater occurrence of AL indicators linked to the organization of data and hypothesis survey to the detriment of the forecast indicator with the need to promote other indicators identified as: information organization, explanation, logical and proportional reasoning, hypothesis testing and information classification. It was concluded that the monitor teachers' questions can bring contributions to the AL process to the extent that they are formulated with the purpose of developing research levels with reasoning capabilities, to expose and defend opinions, to express its doubts in a context of systematization and problematization, which has been maturing in the Club of Sciences.
Palavras-chave: Pergunta
Alfabetização científica
Experimentação investigativa
Clube de Ciências
Question
Scientific literacy
Investigative experimentation
Science club
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
CNPq: CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PerguntasProfessorAlfabetizacao.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.