Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13310
Tipo: Tese
Data do documento: 11-Mar-2019
Autor(es): SILVA, Marcos Guilherme Moura
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil
Primeiro(a) Orientador(a): TORRES NETO, João Bento
Segundo(a) Orientador(a): GONÇALVES, Tadeu Oliver
Título: Manifestações subjacentes da ansiedade matemática no sistema nervoso autônomo: uma análise da variabilidade da frequência cardíaca, desempenho matemático e função executiva em crianças escolares
Citar como: SILVA, Marcos Guilherme Moura. Manifestações subjacentes da ansiedade matemática no sistema nervoso autônomo: uma análise da variabilidade da frequência cardíaca, desempenho matemático e função executiva em crianças escolares. Orientadores: Prof.Dr. João Bento Torres Neto; Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2019. 113 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13310. Acesso em:.
Resumo: Ansiedade Matemática (AM) é uma das interferências emocionais mais estudadas no processo de raciocínio matemático, podendo associar-se à déficits no controle inibitório, comprometendo o desempenho durante a infância. Investigar as manifestações fisiológicas da AM no início da escolaridade formal, poderá contribuir com sua identificação e estratégias de intervenção por parte de professores/pesquisadores, possibilitando seu gerenciamento em contextos escolares e não escolares. Nós investigamos a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) como um parâmetro fisiológico associado ao nível de Ansiedade Matemática em crianças, enquanto submetidas as condições de repouso, teste de desempenho matemático e teste de controle inibitório, analisando seus desempenhos matemáticos e função executiva. O estudo foi conduzido com 99 crianças de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos, classificadas quanto ao nível de Ansiedade Matemática com controle estatístico para ansiedade geral. Identificamos pela primeira vez uma associação dos resultados não lineares da VFC com o nível de Ansiedade Matemática em crianças. No momento que respondiam as tarefas matemáticas, crianças com maior AM apresentaram redução do tônus vagal cardíaco e reduções significativas na entropia aproximada (ApEn) e Entropia de Amostra (SampEn) - medidas não lineares que mensuram a regularidade e a complexidade da VFC. Essas relações não foram associadas para ansiedade geral, indicando se tratar de um evento moderado pela Ansiedade Matemática. Nossos achados sugerem que crianças com alta AM podem ter uma resposta na condição de stress associada a redução da complexidade na VFC, apresentando padrões que podem contribuir com sua caracterização a partir do sistema nervoso autônomo. Além disso, os modelos de mediação indicaram uma relação recíproca entre Ansiedade Matemática e Desempenho Matemático em crianças, quando mediado pelo controle inibitório. Nossa pesquisa se une aos esforços que vem sendo empreendidos na área da Educação Matemática, principalmente aqueles relacionados ao estudo dos aspectos emocionais e cognitivos e seus impactos na aprendizagem. Incentivamos a área a implementar uma perspectiva sistêmica de investigação e análise que integre aspectos comportamentais, cognitivos e fisiológicos.
Abstract: Mathematical anxiety (AM) is one of the most studied emotional interferences in the mathematical reasoning process, being able to be associated to the deficits in the inhibitory control, compromising the performance during childhood. Investigating the physiological mechanisms of MA at the beginning of formal schooling may contribute to their identification and intervention strategies by teachers / researchers, enabling their management in school and non-school contexts. We investigated the HRV as a physiological parameter associated with the level of Mathematical Anxiety in children, while undergoing conditions of rest, mathematical performance test and inhibitory control test, analyzing their mathematical performances and executive functions. The study was conducted with 99 children of both sexes, aged 9 to 12 years, classified for Mathematical Anxiety and controlled for general anxiety. We identified for the first time an association of HRV non-linear results with the level of Mathematical Anxiety in children. At the moment that the mathematical tasks responded, children with greater AM presented reduction of vagal tone and significant reductions in approximate entropy (ApEn) and Sample Entropy (SampEn) - nonlinear measures that measure the regularity and complexity of systems. These relationships were not associated with general anxiety, indicating if it is an event moderated by Mathematical Anxiety. Our findings suggest that children with high AM may have a stress response associated with reduced HRV complexity, presenting patterns that may contribute to their characterization from the autonomic nervous system. In addition, the mediation models indicated a reciprocal relationship between Mathematical Anxiety and Mathematical Performance in children, when mediated by inhibitory control. Our research joins the efforts that have been undertaken in the area of Mathematics Education, especially those related to the study of emotional and cognitive aspects and their impacts on learning. We encourage the area to implement a systemic perspective of research and analysis that integrates behavioral, cognitive and physiological aspects.
Palavras-chave: Ansiedade matemática
Variabilidade da frequência cardíaca
Desempenho matemático
Controle inibitório
Sistema nervoso autônomo
Mathematical anxiety
Heart rate variability
Mathematical performance
Inhibitory control
Autonomic nervous system
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: MATEMÁTICA >> ESTUDO E ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManifestacoesSubjacentesAnsiedade_Tese.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.