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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13311
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 23-Jun-2018 |
Autor(es): | BARROS, Roseli Araújo |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Título: | Entre viagens e viajantes: compreendendo espirais de experiências de licenciadas em matemática no estágio curricular supervisionado |
Citar como: | BARROS, Roseli Araújo. Entre viagens e viajantes: compreendendo espirais de experiências de licenciadas em matemática no estágio curricular supervisionado. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2018. 281 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13311. Acesso em:. |
Resumo: | Curricular Supervisionado. Nela, busca-se compreender as experiências de sete licenciadas em Matemática no Estágio, enquanto alunas de uma universidade pública no interior do Estado de Goiás. A investigação de abordagem qualitativa, de base multirreferencial, inscreve-se no âmbito do método (auto)biográfico, considerando as narrativas orais e/ou escritas das licenciadas. Os instrumentos utilizados para recolha de informações foram: (i) relatórios finais do Estágio em Matemática; (ii) entrevistas narrativas; (iii) memoriais e, (iv) rodas de memórias e de conversa, que constituiu a oportunidade das colaboradoras da pesquisa refletirem sobre aspectos particulares do modo de ser, de estar no mundo, consigo, com os outros e com a natureza. As narrativas foram analisadas a partir da análise interpretativa-compreensiva, metodologia proposta por Souza (2014), considerando também as contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2002). A partir do corpus de pesquisa e unidades de análise, emergiram quatro categorias: (i) Memórias e trajetórias de escolarização; (ii) Entre o limiar e a passagem: o tempo de estágio no professor de matemática; (iii) Formação inicial e estágio: entre olhares, registros e sentidos; (iv) Estágio e itinerários iniciais na docência. As categorias anunciadas foram representadas a partir de uma espiral de análise que simula os movimentos cíclicos, contínuos e inacabados dos sentidos atribuídos pelas colaboradoras as suas experiências no contexto do Estágio em Matemática. Esquematizá-las em uma espiral foi possível, pois os eventos do passado e do presente se entrelaçam em diferentes etapas, as experiências não acontecem isoladamente, mas, historicamente, entrelaçadas. As espirais de análise das categorias reafirmam a ideia de tese, por mim anunciada, de que as licenciadas em Matemática ao falar-ouvir e/ou ler-escrever sobre sua história de vida e da formação, desenvolvem aprendizagens sobre a docência, construídas, em movimento espiralado, a cada experiência revisitada e refletida de forma situada, que retroalimenta novas aprendizagens, quantas vezes experienciadas forem ao longo da vida e formação. As narrativas das colaboradoras evidenciam que: (i) As trajetórias de escolarização revelam sentimentos, compreensões e significados individuais das recordações referências, histórias e relações sociais estabelecidas por elas com a escola e com a matemática; (ii) Os deslocamentos do papel de aluno para o de professor e voltar ao papel de aluno, isto é, a simetria invertida (MELLO, 2000), nem sempre é algo simples e significa entender que a prática docente é complexa; (iii) O tempo destinado ao estágio de regência é insuficiente, não possibilitando o tempo devido do aluno-professor conhecer o futuro ambiente de atuação profissional, camuflando aspectos importantes da formação docente como relação professor e aluno, relação dos alunos com o conteúdo, identificar aqueles alunos com dificuldades na disciplina que precisam de apoio pedagógico, a avaliação da aprendizagem que realmente acontece e pode acontecer, etc.; (iv) As dificuldades relacionadas à desvalorização da profissão, a falta de oportunidade para o exercício da docência, aliadas à precarização do trabalho docente, aos baixos salários e às limitadas possibilidades de ascensão pessoal, podem convergir para o abandono da profissão. Ademais, a pesquisa aponta a necessidade de reestruturação curricular do estágio para que atenda as necessidades de formação dos professores de Matemática, permitindo-lhes, na relação entre teoria e prática, elaborar os saberes necessários à docência. |
Abstract: | The present thesis accosts the Mathematics Teacher Formation in the Supervised Curricular Internship's context. In this study, I seek to understand seven students' experiences during the Mathematics Internship, while students in a public university in the Inland State of Goiás. The qualitative approach investigation, in a multi-referential perspective, falls within the scope of methods (auto) biographical considering the oral and/or written narratives from the mathematics undergraduates. The instrument for gathering data were: (i) final mathematics internship reports; (ii) narrative interviews; (iii) memorials; (iv) shared memories and conversations, which was an opportunity for the research participants reflect on the way of being in the world, with yourself, with others and nature. The narratives were analyzed by comprehensive-interpretive analysis, methodology who was proposed by Souza (2014), but I also consider the Jovchelovitch and Bauer's (2002) contributions. However, as from the research corpus and analysis units, it has emerged four categories: (i) Memories and educational trajectories; (ii) between threshold and passage: the internship time in the mathematics teacher; (iii) Initial teacher's formation and Internship: viewpoints, registries and senses; (iv) Internship and initial itineraries. These categories above were represented by an analysis spiral that simulates the cyclic movements, continued and unfinished of the senses ascribed by research participants during their experiences in the Mathematics Supervised Internship. Schematize it as spiral was possible because the past and present events are interlaced in different steps, even though the experiences don't happen in isolation, they're still historically together. The analysis spirals of categories reaffirm the idea, announced by me, that when mathematics undergraduates speak, listen, read and write about their formation and life history, they develop learning about teaching, which, in this study, it was built in a spiraling movement. These moments were reflected in a specific way and were important to the experience throughout life and formation. Nevertheless, the research participants narratives showed some issues: (i) The schooling trajectories reveal feelings, comprehensions and individual meanings from the memories reference, history and social relations established by the participants in their contact with the school and the mathematics; (ii) The transition from student to teacher's role and vice versa. This action is an inverted symmetry (MELLO, 2000), which it's not simple and means to understand the fact that teaching practice is complex; (iii) The time in the internship reserved for the teaching practice is inadequate to experience a future professional environment. Based on it, some aspects of teaching formation is not seen, such as the teacher-student relationship, the affinity between students and content, students who need pedagogical support and face difficulties, assessment of learning, etc;. (iv) There are some aspects that make teachers leave the profession, for example, the difficulties associated with profession precariousness, a lack of opportunity for teaching practice, low wages and low chances for personal ascension. Therefore, this research denotes the need for a restructuration of internship curricular to attend the needs of mathematics teacher formation. It will allow them to use the theory and practice to elaborate the knowledge needed for teaching. |
Palavras-chave: | Matemática Estágio curricular supervisionado Formação de professores Experiência Mathematics Supervised curricular internship Teachers formation Experience |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | MATEMÁTICA >> ESTUDO E ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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