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Tipo: Tese
Data do documento: 3-Nov-2017
Autor(es): SOUZA, Marcelo Valente de
Afiliação do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2212999377304361
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA FILHO, Erasmo Borges de
Título: Translaçados: sensações com a arte para tecer a sexualidade no ensino de ciências
Citar como: SOUZA, Marcelo Valente de. Translaçados: sensações com a arte para tecer a sexualidade no ensino de ciências. Orientador: Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho. 2017. 133 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13336. Acesso em:.
Resumo: Sou tecelão da educação; teço fios da arte-educação e da pedagogia, nas produções da escola e das suas atividades, com o currículo em movimento e as novas diretrizes da Educação Básica Brasileira; mas sinto-me preocupado com o nó apertado da normatização e moralização que se intensifica na escola, ao longo dos anos, que continua sendo um campo tradicional e formal. São enlaces, laços, cordas, fios e tecidos contorcidos e repuxados, que sufocam o currículo escolar, provocando enforcamentos e mordaças aos sujeitos envolvidos no processo de educar pela singularidade e pelo antiautoritarismo. Envolvido por leituras vibráteis dos teóricos da filosofia da diferença, teóricos contemporâneos do pensar educativo e interlocutores de outras vias perturbadoras, me propus a investigar diferentes fios da sexualidade nas artes literárias, artes rítmicas, artes visuais e arte fílmica. A inquietação sugere que se percorra um tear, junções de fios de pensamentos, sensações em arte com a sexualidade, o corpo por entre deslizamento da sexualidade, corpo translaçado. Para a movimentação da tese, foi realizada uma aproximação com a ―cartografia como método de pesquisa-intervenção‖, inspirada na filosofia da diferença de Gilles Deleuze e de sua parceria com Félix Guatarri. A cartografia proposta, não é mapear, ordenar e delimitar territórios, e sim, produção constante de linhas e fugas, fluxos, desterritorialidade, desestratificação, multiplicidades e... e... O primeiro movimento cartográfico foi representado por expressões e experimentações singulares do pesquisador- autor. As escrituras-cartas, como cartografias em transversalidade. O segundo movimento cartográfico foram as expressões e experimentações plurais dos estudantes-autor, que foram denominadas de frases-recado, que eram produzidas ao final de cada encontro do Grupo de Estudos Translaçados (grupo de estudos que foi movimentado na Faculdade Estácio Castanhal –PA), como sensações dos debates e reflexões acerca da sexualidade, arte e Ensino de Ciências. Conclui-se que os movimentos foram sinuosos e de produção, envolvendo a arte como resultado de afecções; cartografar foi dar sentido, movimento, fluidez e exercício no pensamento, promovendo reflexões e problematizações; e nos encontros, foi possível pensar sobre como fomos educados na escola, de uma maneira disciplinadora e fascista, com classificações e emoldurações, sem poder exercitar/movimentar a sexualidade, que hoje deve ser pensada de maneira molecular, líquida e transversalizada, principalmente nas aulas de Ciências. Entendo que isso requer novas iniciativas inventivas dos professores no Ensino de Ciências, daí a preocupação em envolver ―professores em formação‖ nos debates e discussões acerca da temática sexualidade, provocando e perturbando a interdisciplinaridade com a Arte.
Abstract: I am a education‘s weaver; I weave wires of art education and pedagogy in school productions and activities with the curriculum in motion and the new guidelines of the Brazilian Basic Education; but I feel decontented with the tight knot of normatization and moralization that intensifies in the school, over the years, which remains a traditional and formal subject. They are ties, strings, wires and twisted and drawn tissues, which suffocate the school curriculum, causing hangings and gags to the subjects involved in the process of educating by singularity and antiauthoritarianism. Involved by the vibrational readings of the theorists of the philosophy of difference, contemporary theoreticians of educational think and interlocutors of other disturbing ways, I set out to investigate different threads of sexuality in the literary arts, rhythmic arts, visual arts and film art. The preoccupation suggests to move a loom, wire junctions of thoughts, sensations in art with sexuality, the body through the glide of sexuality, body translated. For the movement of the thesis, an approach was made with the "cartography as a method of research-intervention", inspired by Gilles Deleuze's philosophy of difference and his partnership with Félix Guatarri. The proposed cartography is not to map, to order and delimit territories, but rather, constant production of lines and escape, flows, desterritoriality, destratification, multiplicities and ... and ... The first cartographic movement was represented by singular expressions and experiments of the researcher-author. The letter-writing, as cartographies in transversality. The second cartographic movement was the plural expressions and experiments of the student-authors, which were called phrase-messages, which were produced at the end of each meeting of the Group of Translatated Studies (study group that was moved at Estácio Castanhal College -PA), as sensations of debates and reflections about sexuality, art and Science Teaching. Concludes that movements were sinuous and of production, involving art as a result of affections; to map was to give meaning, movement, fluidity and exercise in thought, promoting reflections and problematizations; and in the meetings, it was possible to think about how we were educated in the school, in a disciplinary and fascist way, with classifications and frames, without being able to exercise / move the sexuality, which today must be thought in a molecular, liquid and mainstream way, of Sciences. I understand that this requires new inventive initiatives by teachers in Science Teaching, for this reason the concern to involve "teachers in training" in debates and discussions about the theme of sexuality, provoking and disturbing interdisciplinarity with the Art.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Arte
Sexualidade
Sensações
Science teaching
Art
Sexuality
Sensations
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
CNPq: CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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