Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13346
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 3-Mai-2017 |
Autor(es): | MAGNO, Cleide Maria Velasco |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
Título: | Uma agenda de pesquisa para formação docente em educação em ciências: investigando elementos essenciais |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | MAGNO, Cleide Maria Velasco. Uma agenda de pesquisa para formação docente em educação em ciências: investigando elementos essenciais . Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro Almeida. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13346. Acesso em:. |
Resumo: | A partir de ideias desenvolvidas sobre o papel do professor e sua formação, realizamos uma investigação sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA), com a finalidade de conhecer, compreender e refletir sobre a elaboração de uma agenda de pesquisa para a área de Educação em Ciências. Com esse intuito, produzimos um quadro panorâmico da produção geral do PPGECM, com o contexto metodológico em que foi construída, explicitando nos trabalhos os indicadores que delimitaram o campo de pesquisa sobre formação de professores; evidenciamos o(s) modelo(s) de formação e a dimensão em que se enquadram, e situamos a Educação em Ciências com ênfase para o enfoque CTS. A investigação foi delineada na abordagem qualitativa, do tipo documental. Os textos foram selecionados por meio da identificação dos descritores “formação e concepção de professores” nos arquivos virtuais e impressos, depositados no site e na biblioteca do Instituto. Para o corpus de análise, foram escolhidas 26 dissertações e uma tese, distribuídas em dois períodos. Para a sistematização, os dados foram organizados em quadros anuais, denominados de Sínteses Integrativas, a partir das quais, foram criadas outras matrizes analíticas. Para análise dos dados, fez-se uso da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados foram apresentamos em dois blocos. Concluímos, do primeiro bloco, que existem fragilidades metodológicas, nas produções, que precisam ser trabalhadas, no entanto, o campo de pesquisa formação de professores se mostrou em processo de consolidação no programa. O segundo bloco evidenciou que existe um contínuo evolutivo referente ao modelo de formação, bem como na Educação para a Cidadania e para o Ensino de Ciências, utilizado no conjunto das produções. Quanto à Educação, com enfoque CTS, emerge a potencialidade da proposta para mudança de concepção de estudantes e a autoformação de professores ficou evidente. Todos esses pontos se constituem em fortes elementos para a elaboração de uma Agenda Pesquisa, no entanto, considerando-se todos os aspectos necessários ao desenvolvimento da área é importante a participação colaborativa de todos os envolvidos no referido programa, para viabilizar o planejamento, o desenvolvimento e a implementação dessa agenda. |
Abstract: | Based on ideas developed about the role of the teacher and his training, we conducted an investigation on the production of the Graduate Program in Science and Mathematics Education, Institute of Mathematical and Scientific Education, Federal University of Pará (PPGECM / IEMCI / UFPA), With the purpose of knowing, understanding and reflecting on the elaboration of a research agenda for the area of Scientific Education. With this purpose, we produced a panoramic picture of the general production of PPGECM, with the methodological context in which it was constructed, explaining in the works the indicators that delimited the field of research on teacher training; We show the training model (s) and the dimension in which they fit, and we place Science Education with emphasis for the CTS approach. The research was delineated in the qualitative, documentary type approach. The texts were selected by means of the identification of the descriptors "teacher training and conception" in the virtual and printed archives, deposited in the site and in the library of the Institute. For the corpus of analysis, 26 dissertations and one thesis were chosen, distributed in two periods. For the systematization, the data were organized in annual tables, called Integrative Synthesis, from which other analytical matrices were created.To analyze the data, we used the Bardin Content Analysis (2016). The results were presented in two blocks. We conclude, from the first block that there are methodological weaknesses in the productions that need to be worked out, however, the field of research teacher training has shown itself in a process of consolidation in the program. The second block showed that there is an evolutionary continuum referring to the training model, as well as in Education for Citizenship and Science Teaching, used in all productions. As for Education, with a CTS approach, the potentiality of the proposal to change students' conception emerges and self- training of teachers is evident. All these points constitute strong elements for the elaboration of a Research Agenda, however, considering all the aspects necessary for the development of the area, it is important the collaborative participation of all those involved in said program, to make feasible the planning, the development And its implementation of this agenda. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação em ciências Educação CTS Agenda de pesquisa PPGECM/UFPA Teacher training Education in sciences Education CTS Research agenda |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE |
CNPq: | CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AgendaPesquisaFormacao_Dissertacao .pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.