Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13349
Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Fev-2017
Autor(es): SANTOS, Diana Gonçalves dos
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Maria dos Remédios de
Título: Contos de tradição oral e educação ambiental: uma prática interdisciplinar em aulas de ciências
Agência de fomento: 
Citar como: SANTOS, Diana Gonçalves dos. Contos de tradição oral e educação ambiental: uma prática interdisciplinar em aulas de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13349. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 4° ano da educação básica da escola Regime de convênio Monsenhor Azevedo, oriundos da ilha do Combu. Trata-se especificamente de práticas didáticas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, cuja pretensão foi resgatar a cultura local por meio dos contos de tradição oral, bem como mobilizar atitudes reflexivas sobre o contexto ambiental relacionando um dos problemas mais destacados no meio de comunicação: a falta de água em determinada localidades. A proposta nos motivou na busca de vários estudos teóricos no que se relaciona aos povos primitivos que viviam antes da colonização portuguesa, em meio suas crenças, mitos e histórias contadas, bem como, nos estudos relacionados ao meio ambiente e a recursos hídricos. Cabe destacar a imersão em campo com rodas de conversas com os genitores dos estudantes, para compreensão das narrativas orais que as crianças trazem sobre sua cultura local nas atividades. Assim a proposta nos possibilitou a compreensão de que os saberes tradicionais potencializam o processo de alfabetização científica nas diversas áreas de conhecimentos.
Abstract: This work was developed with students of 4th year of basic education school Monsignor Azevedo , where these are from the island of Combu. It is specifically didactic interdisciplinary and transdisciplinary character practices, whose claim was to rescue the local culture through tales of oral tradition as well as mobilizing reflexive attitudes about environmental context relating one of the most prominent problems in the medium environment that is lack of water in certain locations. The proposal led us to find several theoretical studies as it relates to the primitive people lived before the Portuguese colonization, amid their beliefs, myths and stories told as well, in studies related to the environment and water resources. It should be noted immersion in field with conversations wheels with the parents of the students to understand the oral narratives that children bring about their local culture in the activities. So the proposal has enabled us to understand that traditional knowledge empower the process of scientific literacy in the various areas of knowledge.
Palavras-chave: Contos de tradição oral
Meio ambiente
Interdisciplinaridade em ciência
Tales of oral tradition
Environment
Interdisciplinarity in science
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
CNPq: CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContosTradicaoEducacao_Dissertacao.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.