Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13352
Tipo: Tese
Data do documento: 31-Jan-2018
Autor(es): MACHADO, Benedito Fialho
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil
Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, SEMEC, Brasil
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Iran Abreu
Título: Saberes elementares aritméticos em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950)
Agência de fomento: 
Citar como: MACHADO, Benedito Fialho. Saberes elementares aritméticos em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950). Orientador: Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2018. 199 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13352. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho objetiva descrever e analisar a constituição dos saberes aritméticos presentes nos manuais didáticos destinados ao ensino primário do Pará no período de 1985 a 1950. Nossa questão principal de pesquisa é “quais eram os saberes elementares aritméticos designados para os primeiros anos escolares presentes nos manuais didáticos destinados ao Ensino Primário no Pará?” Desta forma descrevemos a trajetória de constituição desses saberes elementares aritméticos no ensino primário do Pará em perspectiva histórica com base em legislações, programas e principalmente na leitura e discussão dos manuais didáticos produzidos para as escolas da época. Também, buscamos enfatizar a produção intelectual e acadêmica dos manuais didáticos de aritmética no estado do Pará, seus autores e a sua importância para o ensino primário da época. A pesquisa foi realizada na Seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Belém/PA, no site da Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional, Center for Research Libraries - Provincial Presidential Reports (1830-1930), no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina e com vários colecionadores de diversos estados do Brasil. Assim, conseguimos obter de forma impressa e digitalizada alguns exemplares não somente de aritmética, mas também de geometria e desenho, além de manuais sobre o sistema métrico decimal. Nossa fundamentação teórica está pautada nos conceitos explorados na perspectiva orientadora da investigação fundamentada pela História cultural que expressa uma elaboração mais apurada nas concepções de autores como Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel (1990), Alain Chopin (2004) e (2009), etc, que nos possibilitaram delinear trajetórias e conceber conceitos orientadores desta pesquisa. A respeito dos aspectos epistemológicos das pesquisas sobre manuais didáticos, concluímos que há uma considerável produção de livros, artigos e teses que versam acerca da produção do livro e da produção de pesquisas relacionadas ao tema. Pela análise e descrição das documentações oficiais concluímos que o método intuitivo foi o método de maior relevância na educação do Pará em relação à produção de sua documentação educacional e que por sua vez respaldou a elaboração dos manuais didáticos descritos neste estudo. A educação primária no estado do Pará foi pedagogicamente delineada e sistematizada consoante às orientações das escolas primárias elaboradas na França. Há vasta produção de manuais didáticos no Pará elaborados pelos próprios professores do Ensino Primário e que seus autores eram pessoas influentes na sociedade, assumindo outros cargos de importância na sociedade. Os saberes elementares foram constituídos pela conceituação de vários termos usados na aritmética; além de Algarismos; Numeração; base de sistema e de numeração; Operações fundamentais: Adição, subtração, multiplicação e divisão; Sistema métrico decimal; Frações; Dízimas periódicas; Potenciação: Raiz quadrada e cúbica; Números complexos; Razão e proporção; Regra de três e porcentagem, juros; Progressões; Logaritmos; Números primos.
Abstract: The present work aims to describe and analyze the constitution of the arithmetic knowledge present in textbooks destined to primary education in Pará from 1850 to 1950. Our main research question is "what was the elementary arithmetic skills assigned to the first school years present in the textbooks for primary education in Pará?" In this way, we describe the trajectory of the constitution of these arithmetic elementary knowledge in the primary education of Pará in a historical perspective based on legislations, programs and mainly the didactic manuals produced for the schools of the time. Also, it intends to emphasize the intellectual and academic production of textbooks in the state of Pará, the authors and their importance to primary school at the time. The research was carried out at the Arthur Vianna Public Library, Belém / PA, at the Brazilian Digital Library, Center for Research Libraries - Provincial Presidential Reports (1830-1930), at the Institutional Repository of the Federal University of Santa Catarina and with several collectors from different states of Brazil. Thus, we were able to obtain in a printed and digitalized form some examples not only of arithmetic, but also of geometry and drawing, as well as manuals on the metric system. Our theoretical foundations are based on the concepts explored in the guiding perspective of research based on cultural history, which expresses a more elaborate elaboration in the conceptions of authors such as Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel 1990), Alain Chopin (2004) and (2009), etc., that enabled us to delineate trajectories and to conceive guiding concepts of this research. Regarding the epistemological aspects of the researches on didactic manuals, we conclude that there is a considerable production of books, articles and theses that deal with the production of the book and the production of research related to the subject. Through the analysis and description of the official documentation we conclude that the intuitive method was the most relevant method in the education of Pará in relation to the production of its educational documentation and that in turn supported the elaboration of the textbooks described in this study. Primary education in the state of Pará was pedagogically delineated and systematized according to the orientations of the primary schools elaborated in France. There is a vast production of didactic manuals in Pará elaborated by the primary teachers themselves and their authors were influential people in society, taking on other important positions in society. The elementary knowledge was constituted by the conceptualization of several terms used in arithmetic; besides numerals; Numbering; basis of system and numbering; Fundamental operations: Addition, subtraction, multiplication and division; Metric system; Fractions; Periodic tithes; Potentiation: Square and cubic root; Complex numbers; Reason and proportion; Rule of three and percentage, interest; Progressions; Logarithms; Prime numbers.
Palavras-chave: Manuais didáticos
Matemática
Aritmética
Saberes elementares
Didactic manuals
Mathematics
Arithmetic
Elementary knowledge
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesElementaresAritmeticos_Tese.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.