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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13360
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Autor(es): | SANTOS, Felipe Moraes dos |
Primeiro(a) Orientador(a): | SALES, Elielson Ribeiro de |
Título: | Propostas no ensino de aritmética para pessoas com surdocegueira |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SANTOS, Felipe Moraes dos. Propostas no ensino de aritmética para pessoas com surdocegueira. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13360. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo versa sobre a utilização da História da Matemática em conjunção com materiais concretos como proposta educacional ao ensino de princípios de aritmética para estudantes com surdocegueira. Objetivamos a elaboração de atividades de ensino de aritmética que fossem atraentes ao aprendizado de pessoas com surdocegueira. Devido a condição da pessoa com surdocegueira, houve a necessidade de elaborar estratégias mais consistentes, no intuito de atrair o estudante ao conteúdo, assim, explorando tanto quanto possível, suas percepções remanescentes. A metodologia adotada é de natureza qualitativa. A construção das atividades sugeridas e aplicadas foram orientadas pelas estratégias educacionais voltadas para pessoas com surdocegueira, as perspectivas de História da Matemática, materiais contundentes e fatores da aprendizagem, expondo a História da Matemática e objetos concretos como organizador prévio. Além disso, a fim de fortacelecer o estudo elaboramos materiais e adaptamos outros já existentes a fim de incentivar ainda mais o aprendizado do estudante. O estudo foi praticado em uma Unidade Educacional Especializada do estado do Pará. O desenovelamento da proposta promoveu a motivação intrínseca possibilitando o envolvimento do estudante na atividade, sendo auxiliado por recursos táteis. A abordagem vinculando história da Matemática, materiais concretos e contagem, demonstrou ser eficiente por propiciar a melhor organização da estrutura conceitual de contagem, o aprendizado exitoso esboçado pelo estudante desvelou que o intento da proposta foi alcançado. |
Abstract: | This study deals with the use of the History of Mathematics in conjunction with concrete materials as an educational proposal to teach principles of arithmetic for deafblind students. We aim to develop arithmetic teaching activities that are attractive to the learning of people with deafblindness. Due to the condition of the deafblind person, there was a need to develop more consistent strategies in order to attract the student to the content, thus exploring as much as possible, their remaining perceptions. The methodology adopted is qualitative in nature. The construction of suggested and applied activities were guided by the educational strategies of deafblinds, the perspectives of Mathematical History, solid materials and learning factors, exposing the history of Mathematics and concrete objects as a previous organizer. In addition, in order to strengthen the study we develop materials and adapt existing ones to further encourage student learning. The study was carried out in a Specialized Educational Unit in the state of Pará. The unraveling of the proposal promoted the intrinsic motivation allowing the student's involvement in the activity, being aided by tactile resources. The approach linking history of mathematics, concrete materials and counting, proved to be efficient by providing the best organization of the conceptual counting structure, the successful learning outlined by the student revealed that the intent of the proposal was achieved. |
Palavras-chave: | Surdocegueira Educação inclusiva Educação matemática Aritmética História da matemática Materiais concretos Organizadores prévios Deafblindness Inclusive education Mathematics education Arithmetic History of mathematics Concrete materials Previous organizers |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE |
CNPq: | MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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