Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13362
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 3-Mai-2018 |
Autor(es): | ANGELIM, José Aurimar dos Santos |
Afiliação do(s) Autor(es): | IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Primeiro(a) coorientador(a): | BORRALHO, António Manuel Águas |
Título: | A avaliação das aprendizagens em matemática: uma metanálise a partir de teses brasileiras |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | ANGELIM, José Aurimar dos Santos. A avaliação das aprendizagens em matemática: uma metanálise a partir de teses brasileiras. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13362. Acesso em:. |
Resumo: | A avaliação das aprendizagens em matemática tem sido foco em diálogos e consequentes pesquisas preocupadas com a promoção do conhecimento. Por muitos anos a avaliação foi tomada como mero instrumento verificador de conhecimentos, a partir do olhar que o docente entendia necessário e suficiente que fosse aprendido. O aluno era mero depositário de conhecimentos e também sujeito da verificação. Os processos formativos evoluíram e em contradição aos controles impostos por financiamentos mundiais da educação de países emergentes, viu-se por exemplo, surgirem os diversos modelos de Avalição em Larga escala, e nelas, de avaliação externa, compreendendo que dessa forma seria possível compreender como os alunos estavam apresentando seu desempenho. Isso feito então, as inquietações nos mobilizam a entender como a Academia apresentava a Avaliação em suas pesquisas, pois entendo que essa delimitação pode trazer um perfil da Avaliação no país a partir da Universidade como produtora de conhecimento. Logo, a imersão nas leituras sobre o tema e nos diálogos me fez problematizar as situações que me inquietavam para buscar responder à pergunta: como se apresenta a avaliação da aprendizagem em matemática em pesquisas doutorais brasileiras? Para tanto, propus investigar a apresentação da avaliação da aprendizagem em matemática, a partir das teorias, epistemologias, princípios e preceitos, apresentados em teses brasileiras, entre os anos de 2011 e 2015, enfatizando os saberes avaliativos propostos. A metodologia adotada para esse processo foi a metanálise por entender que fazer análises de análises é uma ação relevante para as futuras pesquisas na área e para o uso do formador de professores de matemática, destacando, num processo que, aliado à revisão sistemática, poderá responder a questão norteadora. Após mergulhar na plataforma sucupira, através do banco de teses, fiz uma busca cansativa das teses que adotaram os termos avaliação e matemática, para que pudesse chegar as 17 teses delineadas nos diversos programas doutorais que que tivessem relação direta com a Educação Matemática. Com o corpus de pesquisa delimitado, parti para a análise das análises, onde inferi, através da interpretação hermenêutica, o que eram apresentados nos três eixos de análises constituídos, definidos como Elementos Propositivos, Elementos Metodológicos e Elementos Conclusivos. Com a pesquisa, pude reconhecer que dentre as dezessete teses estudadas, oito delas não lidam com a Avaliação como tema central, e as nove restantes que lidam com a temática em seu foco de investigação, estão postas sob diversas reverberações de Avaliação no contexto educacional: avaliação como prática de investigação, avaliação externa como ferramenta de estudos em torno do conhecimento matemático e a Avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre o que posso definir como conclusão, afirmo da importância de se constituir espaços de diálogos avaliativos nas instituições de ensino, em ambientes formais e não-formais. Ainda sobre as teses, considero que há alguns entraves que chamo de obstáculos, que impedem determinadas concepções sobre a avaliação: a ausência de diálogos sobre avaliação; a separação entre formação didático-pedagógica e específica; a exigência de cumprimento de um currículo engessado e imposto; a ênfase nos resultados de avaliações externas; escassez de reuniões acadêmicas que debatam os programas de ensino; uma reprodução mecânica da avaliação enquanto parte do processo de ensino- aprendizagem. Logo, entendo esta tese como condutora de novas pesquisas que estudem a avaliação, suas percepções, práticas e contextos de conceitos e operacionalização educacional. |
Abstract: | The evaluation of learning in mathematics has been a focus in dialogues and consequent research concerned with the promotion of knowledge. For many years the evaluation was taken as a mere verifier of knowledge, from the perspective that the teacher understood necessary and sufficient that was learned. The student was a mere depository of knowledge and also subject to verification. The formative processes evolved and in contradiction to the controls imposed by world financing of the education of emergent countries, one saw, for example, the diverse models of Large-Scale and external evaluation of them, understanding that in this way it would be possible to understand how the students were presenting their performance. This made the anxieties mobilize us to understand how the Academy presented the Evaluation in its researches, because I understand that this delimitation can bring a profile of the Evaluation in the country from the University as a producer of knowledge. Therefore, immersion in the readings on the subject and in the dialogues made me problematize the situations that troubled me to answer the question: how is the evaluation of learning in mathematics in Brazilian doctoral research? Therefore, I proposed to investigate the presentation of the evaluation of learning in mathematics, based on the theories, epistemologies, principles and precepts presented in Brazilian theses between 2011 and 2015, emphasizing the proposed assessment knowledge. The methodology adopted for this process was the meta-analysis, since it is understood that analytical analysis is a relevant action for future research in the field and for the use of the mathematics teacher educator, highlighting, in a process that, together with the systematic review, may respond to guiding question. After diving in the Platform Sucupira, through the thesis bank, I made a tiresome search of the theses that adopted the terms evaluation and mathematics, so that the 17 theses outlined in the various doctoral programs that had a direct relationship with Mathematics Education could be reached. With the research corpus delimited, I set out to analyze the analyzes, where I infer, through the hermeneutic interpretation, what were presented in the three axes of analysis constituted, defined as Propositional Elements, Methodological Elements and Conclusive Elements. With the research, I could recognize that among the seventeen theses studied, eight of them do not deal with the Evaluation as a central theme, and the remaining nine that deal with the theme in their research focus, are placed under several reverberations of Evaluation in the educational context: evaluation as a research practice, external evaluation as a tool for studies around mathematical knowledge and the Evaluation of learning in higher education. Among what I can define as a conclusion, I affirm the importance of establishing spaces for evaluative dialogues in educational institutions, in formal and non-formal environments. Still on the theses, I consider that there are some obstacles that I call obstacles, which prevent certain conceptions about evaluation: the absence of dialogues on evaluation; the separation of didactic-pedagogical and specific training; the requirement to comply with a curriculum imposed and imposed; the emphasis on the results of external evaluations; shortage of academic meetings that disrupt educational programs; a mechanical reproduction of assessment as part of the teaching-learning process. Therefore, I understand this thesis as a driver of new research that studies the evaluation, its perceptions, practices and contexts of concepts and educational operationalization. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem em matemática Metanálise Teses brasileiras Matemática Avaliação Evaluation of learning in mathematics Meta-analysis Brazilian theses Mathematics Evaluation |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
CNPq: | MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoAprendizagens Matematica_Tese.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.