Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13376
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Fev-2016 |
Autor(es): | MOIA, Romulo Everton de Carvalho![]() |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves![]() |
Primeiro(a) coorientador(a): | BARROS, Osvaldo dos Santos![]() |
Título: | Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970) |
Citar como: | MOIA, Romulo Everton de Carvalho. Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13376. Acesso em:. |
Resumo: | O trabalho intitulado “Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970)” teve como objetivos investigar e compreender a memória das práticas educativas no ensino da matemática nos anos iniciais da escolarização no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas (GEDRS) no período de aproximadamente vinte anos, compreendido entre as décadas de 1960 e 1970. Para tanto, tive que compreender o processo de implantação dos grupos escolares, identificar e selecionar práticas de registros docentes; e, por fim, discriminar e traçar o perfil dos professores que ensinaram matemática no período de 1960 a 1970. A pesquisa seguiu uma abordagem baseada na história cultural com ênfase na história das instituições e na história das disciplinas escolares. Nesse sentido foram realizadas entrevistas com professores e alunos das séries iniciais, atualmente denominado primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que vivenciaram as rotinas do GEDRS no período pesquisado. Os dados foram obtidos por meio de gravações de conversas semiestruturadas, relatos escritos de ex-aluna e registros fotográficos no arquivo do grupo. Outras fontes também colaboraram: referenciais bibliográficos, documentos oficiais, artigos, etc. Os resultados da pesquisa demonstraram que algumas metodologias de ensino de matemática, como a inserção do livro didático nas escolas, não foram adotadas por alguns motivos, por exemplo, o GEDRS não foi agraciado pelas novas políticas por um descaso das autoridades em relação a busca pela melhoria e adequação do ensino. |
Abstract: | The work entitled "Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970)" aims to investigate and understand the memory of educational practices in teaching mathematics in the early years of schooling in the School named Dom Romualdo Seixas (GEDRS), the period of about twenty years, between the 1960s and 1970s. To this end, I had to understand the process of implementation of school groups, identify and select the practice of teaching records; and, finally, discriminate and define the profile of the teachers who taught mathematics from 1960 to 1970. The research followed an approach based on cultural history with emphasis on the history of institutions and history of school subjects. Accordingly interviews were conducted with teachers and students of the initial series, currently named first cycle of elementary school, who experienced the GEDRS routines in the period surveyed. Other sources also collaborated, e.g., literature review, official documents, articles, etc. The results shows that some teaching methodologies like the insertion of textbooks in schools were not adopted due to a set of reasons, e.g., GEDRS was not favored by new policies or it was a authority neglecting regarding the search for improvement and adaptation of teaching. |
Palavras-chave: | Memória do ensino Matemática Práticas educativas Teaching memory Mathematics Educational practices |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemoriasEnsinoMatematica_ Dissertacao.pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.