Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13652
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Fev-2020
Autor(es): CARRÉRA, Gerson Luíz de Carvalho
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Maracanã/Pa
Primeiro(a) Orientador(a): MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
Título: Sistema de numeração decimal na formação continuada de professores em serviço que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: o caso da secretaria municipal de educação do município de Maracanã/Pa
Citar como: CARRÉRA, Gerson Luíz de Carvalho. Sistema de numeração decimal na formação continuada de professores em serviço que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: o caso da secretaria municipal de educação do município de Maracanã/Pa. Orientador: Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13652. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa no âmbito da formação de professores tem como objetivo principal investigar as contribuições do estudo sobre Sistema de Numeração Decimal (SND), considerando sua História e Epistemologia, para professores em exercício que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental no município de Maracanã/PA. Os principais referenciais teóricos são Lerner e Sadovsky (1996), Kamii (1996), Nogueira (2011), Curi (2013) e Ferreira, Guerra e Viana (2019). Tal trabalho com perspectiva formativa é uma oficina, composta por quatro encontros, oferecida a 19 professores que atuam na rede pública municipal de ensino de Maracanã-PA, situado no nordeste da Amazônia paraense. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi construída uma Atividade de Estudo (AE) com quatro problemas sobre sistema numérico de base cinco e base dez para permitir uma relação entre teoria e prática em torno do objeto matemático Sistema de Numeração Decimal (SND). Os resultados sugerem a ampliação sobre os elementos que constituem o SND: contagem sem agrupamento e por agrupamento, noção de algarismos e bases numéricas (não posicionais e posicionais), entre outros. Também ficou evidenciado que a Oficina possibilitou ações colaborativas, com discussões e socializações das produções, promovendo a mudança das praticas docentes e o aprofundamento dos conhecimentos.
Abstract: The main objective of this research in teacher education is to investigate the contributions of the study on Decimal Numbering System (SND), considering its History and Epistemology, for teachers in exercise who teach Mathematics in the first years of elementary school in the municipality of Maracanã/PA. The main theoretical references are Lerner and Sadovsky (1996), Kamii (1996), Nogueira (2011), Curi (2013) and Ferreira, Guerra and Viana (2019). This work with a formative perspective is a workshop, composed of four meetings, offered to 19 teachers who work in the municipal public school system of Maracanã-PA, located in the northeast of the Amazon of Pará. To achieve the research objective, a Study Activity (EA) was constructed with four problems on basic numerical system five and base ten to allow a relationship between theory and practice around the mathematical object Decimal Numbering System (SND). The results suggest the expansion on the elements that constitute the NdS: count without grouping and by grouping, notion of numerals and numerical bases (nonpositional and positional), among others. It was also evidenced that the Workshop enabled collaborative actions, with discussions and socializations of productions, promoting the change of teaching practices and the deepening of knowledge.
Palavras-chave: Números
Sistemas de numeração decimal
Formação de professores
Ensino fundamental
Numbers
Decimal numbering systems
Teacher training
Elementary school
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SitemaNumeracaoDecimal.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_OrientacoesDidaticasProfessores.docx686,69 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons