Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13652
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Autor(es): | CARRÉRA, Gerson Luíz de Carvalho |
Afiliação do(s) Autor(es): | Prefeitura Municipal de Maracanã/Pa |
Primeiro(a) Orientador(a): | MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves |
Título: | Sistema de numeração decimal na formação continuada de professores em serviço que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: o caso da secretaria municipal de educação do município de Maracanã/Pa |
Citar como: | CARRÉRA, Gerson Luíz de Carvalho. Sistema de numeração decimal na formação continuada de professores em serviço que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: o caso da secretaria municipal de educação do município de Maracanã/Pa. Orientador: Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13652. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa no âmbito da formação de professores tem como objetivo principal investigar as contribuições do estudo sobre Sistema de Numeração Decimal (SND), considerando sua História e Epistemologia, para professores em exercício que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental no município de Maracanã/PA. Os principais referenciais teóricos são Lerner e Sadovsky (1996), Kamii (1996), Nogueira (2011), Curi (2013) e Ferreira, Guerra e Viana (2019). Tal trabalho com perspectiva formativa é uma oficina, composta por quatro encontros, oferecida a 19 professores que atuam na rede pública municipal de ensino de Maracanã-PA, situado no nordeste da Amazônia paraense. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi construída uma Atividade de Estudo (AE) com quatro problemas sobre sistema numérico de base cinco e base dez para permitir uma relação entre teoria e prática em torno do objeto matemático Sistema de Numeração Decimal (SND). Os resultados sugerem a ampliação sobre os elementos que constituem o SND: contagem sem agrupamento e por agrupamento, noção de algarismos e bases numéricas (não posicionais e posicionais), entre outros. Também ficou evidenciado que a Oficina possibilitou ações colaborativas, com discussões e socializações das produções, promovendo a mudança das praticas docentes e o aprofundamento dos conhecimentos. |
Abstract: | The main objective of this research in teacher education is to investigate the contributions of the study on Decimal Numbering System (SND), considering its History and Epistemology, for teachers in exercise who teach Mathematics in the first years of elementary school in the municipality of Maracanã/PA. The main theoretical references are Lerner and Sadovsky (1996), Kamii (1996), Nogueira (2011), Curi (2013) and Ferreira, Guerra and Viana (2019). This work with a formative perspective is a workshop, composed of four meetings, offered to 19 teachers who work in the municipal public school system of Maracanã-PA, located in the northeast of the Amazon of Pará. To achieve the research objective, a Study Activity (EA) was constructed with four problems on basic numerical system five and base ten to allow a relationship between theory and practice around the mathematical object Decimal Numbering System (SND). The results suggest the expansion on the elements that constitute the NdS: count without grouping and by grouping, notion of numerals and numerical bases (nonpositional and positional), among others. It was also evidenced that the Workshop enabled collaborative actions, with discussions and socializations of productions, promoting the change of teaching practices and the deepening of knowledge. |
Palavras-chave: | Números Sistemas de numeração decimal Formação de professores Ensino fundamental Numbers Decimal numbering systems Teacher training Elementary school |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SitemaNumeracaoDecimal.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_OrientacoesDidaticasProfessores.docx | 686,69 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons