Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13723
Tipo: Tese
Data do documento: 30-Abr-2020
Autor(es): SILVA, Carlos Alberto Nobre da
Afiliação do(s) Autor(es): Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA FILHO, Erasmo Borges de
Título: Professores pesquisadores em educação matemática no Pará. Da produção de conhecimentos à prática social
Citar como: SILVA, Carlos Alberto Nobre da. Professores pesquisadores em educação matemática no Pará. Da produção de conhecimentos à prática social. Orientador: Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho. 2020. 368 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13723. Acesso em:.
Resumo: A pós-graduação em educação em ciências e matemática no Brasil tem se consolidado como importante campo de pesquisa na área de ensino, possibilitando aos ingressantes a oportunidade de pesquisa e expansão do conhecimento na área, assim como na reflexão e proposição de alternativas na condução do ensino de ciências e matemática. O aumento dos programas e cursos de pós-graduação na área têm sido relevantes, apesar das assimetrias quanto sua distribuição entre as regiões do País. Entretanto, ainda são insuficientes os estudos que problematizam os desdobramentos das produções desses programas na prática social dos novos doutores na área. Nesse sentido, esse estudo buscou responder a seguinte questão: Em que aspectos as teses em Educação Matemática produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM reverberam nas práticas sociais dos professores pesquisadores egressos do programa, e suas possíveis repercussões e desdobramentos? Para isso, meu objetivo foi analisar as teses em Educação Matemática, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – 'PPGECM do IEMCI/UFPA, identificando os discursos e suas interseções/consequências nas práticas sociais dos pesquisadores egressos do programa. A fundamentação teóricometodológica foi embasada em Kilpatrick (1996), Miguel et al (2004), Triviños (2006), Saviani (2007), Greimas (1973; 2012), Fiorin (2015) e Barros (2011), dentre outros. Metodologicamente foi realizada a análise semiótica discursiva das 43 teses produzidas no programa no período de 2012 a 2018, e 12 entrevistas semiestruturadas com professores pesquisadores doutores egressos do PPGECM que estão em atuação nos diversos níveis da educação nacional: educação básica (anos iniciais, ensino fundamental e ensino médio), educação profissional e tecnológica, educação superior (graduação e pós-graduação). O resultado nas análises das teses e das entrevistas foi comparado com o currículo Lattes dos entrevistados, para se verificar os desdobramentos, que resultaram na existência de conexões que possibilitam inclusive, aprimorar as contribuições desse programa de doutoramento na formação continuada dos pesquisadores, na área da Educação Matemática em nossa região e, na necessária constituição identitária dessa categoria profissional − a dos profissionais da Educação Matemática. Desse modo, defendemos a tese de que as pesquisas doutorais produzidas pelos egressos do PPGECM têm produzido impactos, consequências e desdobramentos relevantes que repercutem nas práticas sociais desses sujeitos autores, por meio da participação em grupos ou projetos de pesquisa acadêmica, reflexões críticas sobre suas próprias práticas, incremento na produção de artigos científicos e, sobretudo, inserção no processo de formação acadêmica e de novos pesquisadores para a região amazônica.
Abstract: The graduate in Science and Mathematics Education in Brazil has consolidated itself as an important field of research in the teaching area, allowing students the opportunity to research and expand knowledge in the area, as well as in the reflection and proposition of alternatives for teaching Science and Mathematics. The increase in graduate programs in the area has been relevant, despite the asymmetries in their distribution among the regions of the country. However, researches that problematize the unfolding of the production of these programs for the social practice of new PhDs in the area are still insufficient. In this sense, this study sought to answer the following question: in what aspects the theses in Mathematics Education produced in the Graduate Program in Science and Mathematics Education – PPGECM reverberate in the social practices of researchers graduating from the program, and their possible repercussions and developments? For this, my objective was to analyze the theses in Mathematics Education produced in the Graduate Program in Science and Mathematics Education – PPGECM of IEMCI/UFPA, identifying the speeches and their intersections/consequences in the social practices of the researchers who graduated from the program. The theoretical-methodological foundation was based on Kilpatrick (1996), Miguel et al (2004), Triviños (2006), Saviani (2007), Greimas (1973; 2012), Fiorin (2015) and Barros (2011). Methodologically, the semiotic discourse analysis of the 43 thesis produced in the program from 2012 to 2018 was carried out, and 12 semi-structured interviews with doctored professors graduated from the PPGECM who are working at different levels of national education: basic education (initial years, elementary and high school), professional and technological education, higher education (undergraduate and graduate). The result of the analysis of the theses and the interviews was compared with the Lattes curriculum of the interviewees in order to verify the developments. This resulted in the existence of connections that contributed to the continuing education of researchers in this doctoral program, in improving research in our region and in the necessary identity constitution of this professional category - that of Mathematics Education professionals. Thus, we defend the thesis that doctoral research produced by PPGECM graduates has produced relevant impacts, consequences and developments that have an impact on the social practices of these authors, through participation in academic research groups or projects, critical reflections on their own practices, increase in the production of scientific articles and, above all, insertion in the process of academic formation and new researchers for the Amazon region.
Palavras-chave: Pesquisadores em educação matemática
Prática social
Análise semiótica do discurso
Produção de conhecimento
Mathematics education researchers
Social practice
Semiotic discourse analysis
Knowledge production
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA >> MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProfessoresPesquisadoresEducacao_Tese.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.