Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13725
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Mar-2020 |
Autor(es): | CHARLES, Marie Esther |
Afiliação do(s) Autor(es): | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da |
Título: | A língua de ensino e os desafios da aprendizagem da matemática nas escolas primárias haitianas |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CHARLES, Marie Esther. A língua de ensino e os desafios da aprendizagem da matemática nas escolas primárias haitianas. Orientadora: .Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13725. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo intitulado: “A língua de ensino e os desafios da aprendizagem da matemática nas escolas primárias haitianas” propõe uma análise dos problemas enfrentados pelos alunos haitianos na escola primária. O problema reside no fato de o ensino no Haiti se dar em francês, segunda língua, cuja maioria das crianças haitianas só entra em contato no meio escolar. Por conseguinte, o crioulo, língua materna, não é verdadeiramente o canal de aprendizagem nas escolas do país. Em consequência, as crianças enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem, nomeadamente em matemática. Dessa forma, nosso objetivo principal é analisar a importância do uso da língua materna como língua de ensino da matemática. Para procedermos essa análise, baseamo-nos, por um lado, na filosofia da linguagem de Wittgenstein, especificamente em alguns conceitos desenvolvidos nas Investigações Filosóficas. Em seguida, recorremos a outras leituras sobre o bilinguismo e a alfabetização matemática que julgamos em acordo com o pensamento do filósofo. Por outro lado, procedemos a um inquérito por meio do uso de questionário destinado aos professores do ensino básico que trabalham nas escolas primárias no Haiti, com o objetivo de investigar os fatores que representam obstáculos para os alunos na aprendizagem de Matemática, cujas aulas são em francês. Nas nossas análises, pudemos observar que estes fatores se devem ao comportamento, à concepção e à compreensão da linguagem matemática pelas crianças e estão ligados aos problemas de linguagem com que se defrontam. Alguns professores tiveram de recorrer, por vezes, à tradução das expressões matemáticas do francês para o crioulo para facilitar a sua compreensão. Uma constatação que se enquadra bem na parte teórica da investigação, a saber, que a língua materna é a que deve ser promovida para levar a criança a uma boa compreensão da linguagem matemática. Também, existem obstáculos que impedem o estabelecimento e a aplicação de uma boa política linguística no sistema educativo e um deles continua a ser o envolvimento do setor público, cujo investimento cobre apenas 20% dos alunos haitianos. |
Abstract: | This study, entitled “The language of instruction and the challenges of learning mathematics in Haitian primary schools” provides an analysis of the problems faced by Haitian primary school students. The problem lies in the fact that education in Haiti is in French, the second language of which most Haitian children only come into contact in schools. Therefore, Creole, the mother tongue, is not really the object of learning in the schools of the country. As a result, children face many learning difficulties, particularly in mathematics. Thus, our main objective is to analyze the importance of the use of the mother tongue as the language of teaching mathematics. To carry out this analysis, we rely on the philosophy of Wittgenstein’s language, specifically on some concepts that he developed in the Philosophical Investigations. Then we use other readings on bilingualism and mathematical literacy, which we judge in accordance with the philosopher’s thinking. On the other hand, we carried out a survey through a questionnaire intended for teachers of basic education I and II working in primary schools in Haiti with the aim of investigating the factors that represent obstacles for students in learning about mathematics, whose classes are in French. In our analyses, we were able to conclude that these factors are due to the behavior, conception and understanding of mathematical language by children and are related to the language problems they face. To cope, some teachers sometimes had to use the translation of mathematical statements from French to Creole to facilitate their understanding. A finding that fits well with the theoretical part of the research, namely that the mother tongue is the one to be promoted to bring the child to a good understanding of the mathematical language. We also note that there are obstacles that prevent the establishment and application of a good language policy in the education system and one of them remains the involvement of the public sector whose investment covers only 20% of Haitian students. |
Résumé: | La présente étude intitulée : “La langue d’enseignement et les défis de l’apprentissage des mathématiques dans les écoles primaires haïtiennes” propose une analyse des problèmes confrontés par des élèves haïtiens à l’école primaire. La problématique réside dans le fait que l’enseignement en Haïti est en français, langue seconde dont la majorité des enfants haïtiens ne rentrent en contact qu’en milieu scolaire. Par conséquent, le créole, langue maternelle, ne fait pas vraiment l’objet d’apprentissage dans les écoles du pays. En conséquence, les enfants font face à beaucoup de difficultés d’apprentissage et notamment en mathématique. Ainsi, notre objectif principal est d’analyser l’importance de l’usage de la langue maternelle comme langue d’enseignement de la mathématique. Pour procéder à cette analyse, nous nous appuyons d’une part sur la philosophie du langage de Wittgenstein, spécifiquement sur quelques concepts qu’il a développés dans les Investigations Philosophiques. Ensuite, nous recourons à d’autres lectures sur le bilinguisme et l’alphabétisation mathématique dont nous jugeons en accord avec la pensée du philosophe. D’autre part, nous avons procédé par une enquête au moyen d’un questionnaire destiné aux professeurs de l’enseignement fondamental I et II travaillant dans les écoles primaires en Haïti dans le but de rechercher les facteurs qui représentent des obstacles pour les élèves dans l’apprentissage de la mathématique, dont les cours se font en français. Dans nos analyses, nous avons pu retenir que ces facteurs sont dus au comportement, à la conception et à la compréhension du langage mathématique par les enfants et sont liés aux problèmes de langage auxquels ils sont confrontés. Pour y faire face, certains professeurs ont dû recourir parfois à la traduction des énoncés mathématiques du français au créole pour faciliter leur compréhension. Un constat qui cadre bien avec la partie théorique de la recherche à savoir que la langue maternelle est celle à promouvoir pour amener l’enfant à une bonne compréhension du langage mathématique. On constate aussi qu’il y a des obstacles qui empêchent la mise en place et l’application d’une bonne politique linguistique dans le système éducatif et l’un d’entre eux demeure l’implication du secteur public dont l’investissement ne couvre que 20% des élèves haïtiens. |
Palavras-chave: | Segunda língua Língua materna Linguagem matemática Filosofia da linguagem de Wittgenstein Bilinguismo Second language Mother tongue Mathematical language Wittgenstein language philosophy Bilingualism Langue seconde Langue maternelle Langage mathématique Philosophie du langage de Wittgenstein Bilinguisme |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | LINGUAGENS E PRÁTICAS DOCENTES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LínguaEnsinoDesafios_Dissertacao.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.