Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLIMA, Paulo Sérgio Rodrigues-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:22Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:22Z-
dc.date.issued2006-12-07-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Sérgio Rodrigues. Um ambiente colaborativo de aprendizagem interdisciplinar apoiado por interfaces adaptativas. 2006. 259 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1746-
dc.description.abstractThe use Virtual Learning Environment (VLE) becomes, day by day, more evident in several public teaching institutions, as well as in private and government agencies. Several versions of VLEs are available for free use, each one under its own characteristics. In Brazil there are almost a thousand institutions that have been using these environments, which show the necessity of investments and new research in this area. This theses specifies and develops a VLE, its main objective is to reduce the problems found in many approach of the environment ready for use thus recommending an environment called "Interdiscipline Collaborative Learning Environment" which was prepared to offer an infra-structure which permits to unite cooperative working concepts, learning virtual communities, interdiscipline, interfaces adaptation and in a complementary way allow creation of automatic recommendations to its users based on their profiles.-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectInteração homem computador-
dc.subjectInterface usuário-software-
dc.subjectTecnologia educacional-
dc.titleUm ambiente colaborativo de aprendizagem interdisciplinar apoiado por interfaces adaptativas-
dc.title.alternativeA collaborative learning environment interdisciplinary supported by adaptive interfaces-
dc.typeTese-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
dc.contributor.advisor1BARREIROS, José Augusto Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1246564618922453-
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Orlando Fonseca-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7387718587227127-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2188563656904692-
dc.description.resumoA utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) torna-se, a cada dia, mais evidente em diversas instituições de ensino público e particular, assim como em órgãos governamentais e privados. Várias versões de AVAs encontram-se disponíveis para utilização gratuita, cada uma com suas idiossincrasias. No Brasil, já são quase mil instituições que utilizam referidos ambientes. Esses números expressam a necessidade de investimentos e de novas pesquisas na área. Este trabalho especifica e desenvolve um AVA que tem por objetivo minimizar problemas encontrados em muitas abordagens de ambientes atualmente disponíveis, propondo um ambiente denominado de Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Interdisciplinar (ACAI), desenvolvido para disponibilizar uma infra-estrutura que permita integrar os conceitos de: trabalho colaborativo, comunidades virtuais de aprendizagem, interdisciplinaridade, adaptação de interfaces e, de forma complementar, permitir a geração de recomendações automáticas a seus usuários baseadas em seus perfis.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Appears in Collections:Teses em Engenharia Elétrica (Doutorado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_AmbienteColaborativoAprendizagem.pdf3,98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons