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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Sep-2005
metadata.dc.creator: SILVA, Adriano Sales dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: Formação continuada de professoras de infância no Baixo Tocantins: concepções de criança [infância] e interdisciplinaridade
Other Titles: Continued formation of professors of infancy in the Low Tocantins: conceptions of child [infancy] and interdisciplinary
Citation: SILVA, Adriano Sales dos Santos. Formação continuada de professoras de infância no Baixo Tocantins: concepções de criança [infância] e interdisciplinaridade. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Os processos de formação continuada de professoras de infância têm ganhado importância no âmbito das políticas de educação no Brasil nos primeiros anos do século XXI. Seu principal objetivo tem sido proporcionar níveis de qualidade da atuação dos docentes que cuidam e educam as crianças menores de sete anos. Para combater o déficit histórico no plano do acesso e da qualidade, algumas iniciativas governamentais têm sido apresentadas à comunidade acadêmica numa tentativa de integração em rede. Afinal, qualquer ação que pretenda impactar na qualidade da formação dos professores em nível nacional exige a participação das universidades. Nesse sentido, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal com as universidades tem buscado construir experiências consistentes, com ênfase na modalidade da educação a distância. Neste trabalho, discuto as concepções sobre criança, infância e interdisciplinaridade das professoras da região paraense do Baixo Tocantins a partir da atuação do Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemática que tem por objetivo formar professores tutores capazes de mediar a formação continuada de outros professores no contexto do município. Para isso, construímos os dados da pesquisa por meio de questionários, entrevistas e registros escritos destacando as reflexões das professoras sobre suas memórias, concepções e práticas. O objetivo é ressaltar a importância da formação continuada para a transição conceitual vivenciada pelas professoras em formação. Concluo que o diálogo entre os fundamentos teóricos e as experiências educacionais das professoras possibilita um repensar de suas concepções e, por conseguinte, de suas práticas pedagógicas.
Abstract: The continuous formation processes of teachers of childhood have been winning importance in the ambit of the education politics in Brazil in the first years of the century XXI. Its main goal has been provide a level of quality for the teachers' performance that take care and educate the children smaller than 7 (seven) years old. To face the historical deficit in the plan of access and quality, some government initiatives have been introduced to the academic community intending an integration attempt in net. After all, any action that intends to be reliable for the quality of teachers' formation in national level demands the participation of universities. In that sense, partnership among federal, state and municipal governments with universities has been trying to build consistent experiences, based in the modality of the education to the distance. In this work, I discuss the teachers’ conceptions about child, childhood and interdisciplinary teaching in paraense area of Low Tocantins starting from the performance of the Program EDUCIMAT: Formation, Technology and Services in Education in Sciences and Mathematics that intends to form tutors teachers that will be able to mediate other teachers' continuous formation in the context of the municipal district. For that, we built the data of the research using questionnaire, interviews and written registrations detaching the teachers' reflections on their memories, conceptions and practices. The goal is to point out the importance of the continuous formation for conceptual transition lived by the teachers in formation. We verified that the dialogue between the theoretical foundations and teachers' educational experiences makes possible rethink their own conceptions and, consequently, their pedagogical practices.
Keywords: Formação de professores
Região do Baixo-Tocantins - PA
Crianças
Ensino fundamental
Educação e Estado
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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