Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1771
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 1-Feb-2006
Authors: MICCIONE, Domênico Góes
First Advisor: SILVA, Francisco Hermes Santos da
Title: O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação
Other Titles: The blackboard to write as easier resource of interaction and learning of the student in the evaluation process
Citation: MICCIONE, Domênico Góes. O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Esse estudo teve como objetivos: 1. Investigar os resultados da aprendizagem dos alunos, decorrente de uma experiência de avaliação, usando como recurso facilitador o quadro de escrever. 2. Utilizar procedimentos que possibilitem a participação do aluno nas atividades avaliativas desenvolvidas no quadro de escrever. Foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em escola pública federal do estado do Pará. Os resultados indicam que o uso do quadro de escrever de forma interativa, facilita a aprendizagem dos alunos quando considerados aspectos didático-pedagógicos inerentes às tendências em Educação Matemática, tais como a avaliação diagnóstica, a interação social, o contrato didático, o erro e os obstáculos epistemológicos. Por fim, conclui-se que o quadro de escrever deve ser ressignificado na prática pedagógica do professor de matemática.
Abstract: This study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice.
Keywords: Aprendizagem
Avaliação
Matemática
Ensino
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_QuadroEscreverRecurso.pdf260,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons