Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1782
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 1-Jan-2007
metadata.dc.creator: SILVA, Paulo Sérgio Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Silvia Nogueira
Title: Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências
Other Titles: Epistemological and memorialística reflection: an experience in the continued formation of professors of sciences
Citation: SILVA, Paulo Sérgio Araújo da. Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Trata de investigação desenvolvida durante processo de fonnação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. Com essa intenção foi estimulado nos professores um processo de dês-alienação de si, solicitando que produzissem narrativas memorialistas, nas quais relataram aspectos sobre os quais havia incidido as questões epistemológicas postas em debate durante os, aproximadamente, dois meses em que durou a formação continuada. Além dos registros memorialistas, produzidos ao final do curso, foram utilizados, também, como fonte de investigação as transcrições dos encontros semanais entre a Formadora e os professores registrados em áudio; respostas a um questionário aplicado no primeiro momento de contato com os professores e anotações de campo produzidas durante os encontros. A análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: Éticopolítica; Curricular, Metodológica e Afetiva. Dimensões essas que desencadearam nos professores participantes problematizações em suas prática pedagógicas. Isso implicou em repensar a natureza e a procedência dos conhecimentos que ensinavam e validavam na escola. Revisão que resultou no despertar de outras fonnas de se pensar sobre o que ensinar, por que e como ensinar ciências e na valorização de outros saberes na composição do currículo escolar, que não apenas o conhecimento científico.
Abstract: This work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a narrative research in which we seek to comprehend the relations what kind of relations there are between epistemological reflection and teaching formation. We have been looked for, in particular, to investigate what kind of reflections the subject-teachers build up from the introduction of discussions that concern to the process of production, validation and social appropriation of the scientific knowledge and the relations they set up with their stories of performance and personal and professional formation. With this aim a process of um-alienation of himself was stimulated the teachers, asking them to produce memorialists narratives in which they related some aspects concerning to the epistemological questions during, closely, the two months whose lasted the continual formation. Farther on the memorialists narratives, that have been produced in the end of the course, other registers were used, also, like source of investigation: the transcriptions of the audio registers from the weekly meetings between the lecturer and the teachers; the answers for a questionnaire applied on the first contact with the teachers and the field notes produced during the meetings. The analysis of the entirety of the materials produced is a sign that the recursive action of the memory, stimulated by the epistemological discussions on the present, has raised the teacher's reflections in four mainly dimensions: Ethic-political, curricular, methodological and affective. Such these dimensions unchained some examination on the pedagogical practice of the teachers involved in the study. This led them to think about the nature and the origins of the knowledge they have been taught and validated in the school. Such revision resulted on the awakening of other ways to think about what to teach, why and how to teach sciences and about the valorization not only of scientific knowledge, but also of other knowledges in order to build the scholar curriculum.
Keywords: Educação
Professores
Ciência
Prática de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ReflexaoEpistemologicaMemorialistica.pdf665,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons