Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:36Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:36Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationTRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática.-
dc.languagept-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectFormação de professores de matemática-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectBelém - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.titleAs atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais-
dc.title.alternativeThe attitudes in relation to the mathematics of the professors of the initial series-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1SILVA, Francisco Hermes Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912906225739008-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3793526621124658-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf765,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons