Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1851
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2005
metadata.dc.creator: COSTA, Roseli Araújo Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história
Other Titles: Professional development of Math's teachers in Araguaína-Tocantins: crossing ways, breaking barriers and doing history
Citation: COSTA, Roseli Araújo Barros. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em Araguaína-Tocantins: cruzando caminhos, rompendo barreiras e fazendo história. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi investigar como se deu o desenvolvimento profissional de quatro professoras de matemática que lecionam na Rede Pública Estadual em Araguaína - Tocantins. Para compreender o processo de desenvolvimento profissional das professoras, adotou-se como método a pesquisa qualitativa, com enfoque narrativo, com base em entrevistas semi-estruturadas. Alicerçado em um conceito de desenvolvimento profissional tomado numa perspectiva contínua, idealizado num contexto mais amplo do trabalho docente, permeando crises, conflitos, angústias e desilusões, o estudo evidencia, no contexto dos resultados obtidos, que as múltiplas experiências vividas pelas quatro professoras constituem-se base principal de todo o seu desenvolvimento profissional. Por intermédio deste estudo, foi possível perceber que as professoras vivenciaram mudanças em seu percurso profissional, e que essas, ao se transformarem, foram modificando sua concepção e postura diante do conhecimento e da prática pedagógica. Tal mudança não se deu sem estudo, sem crises e conflitos, sem reflexão, sem o eu e o outro, sem correr e assumir riscos.
Abstract: The objective of this study was to investigate how happen the professional development of four Math's teachers who work at the State Public Net in Araguaína-Tocantins. To understand the teachers'professional development process, the qualitative research was adopted as method, with narrative approach, interviews on the basis of semi-structuralized. Based on a concept of professional development in a continuous perspective approach, idealized in a large context of the teaching work, through crises, conflicts, sorrow and disillusions, the study evidences, in the context of the gotten results, that the multiple experiences lived for the four teachers all consist main base of its professional development. For intermediary of this study, it was possible to perceive that the teachers had lived deeply changes in its professional passage, and that these, to if transforming, had been modifying its conception and position ahead of the practical knowledge and the pedagogical one. Such change was not given without study, crisis and conflicts, reflection, Me and the other, running and taking risks.
Keywords: Professores
Matemática
Araguaína (TO)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DesenvolvimentoProfissionalProfessoras.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons