Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 8-Apr-2011
Authors: SILVA, Denivaldo Pantoja da
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
First Advisor: GUERRA, Renato Borges
Title: Regra de três: prática escolar de modelagem matemática
Sponsor: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Citation: SILVA, Denivaldo Pantoja da. Regra de três: prática escolar de modelagem matemática. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apontar caminhos que possam levar, mesmo que parcialmente, à compreensão do ensino da regra de três como iniciação de uma consciência critica que revele os modelos matemáticos como algo mais que matemática, como construtos dos sujeitos culturais, formados nos seios de grupos com quem compartilham atividades, e, portanto, que tais modelos matemáticos não estão livres de interesses e intenções outras não matemáticas. E ainda, Discutiu-se sobre ambigüidade com relação à aplicação da proporcionalidade no enfrentamento de problemas de regra de três. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores que participaram de um curso de formação continuada para professores das séries finais do ensino fundamental. Aqui, à luz da Educação Matemática Critica e aliada aos tipos de problemas tratados ao largo de sua história pode permitir um fazer docente da regra de três algebrizada relacionada a outros temas escolares, matemáticos e não matemáticos. Verificou-se que o caráter prático da regra de três ao longo do tempo, torna possível construir uma compreensão que revele esse fazer como um fazer algebrizado que pode promover o ensino da modelagem matemática na escola.
Keywords: Matemática
Modelo matemático
Ensino fundamental
Regra de três
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_RegraTresPratica.pdf892,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons