Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3082
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Jan-2008
metadata.dc.creator: SILVA FILHO, Joaquim Clemente da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Francisco Hermes Santos da
Title: Educação matemática: uma investigação sobre teoria e prática no ensino regular e médio profissionalizante do CEFET- Pará
Citation: SILVA FILHO, Joaquim Clemente da. Educação matemática: uma investigação sobre teoria e prática no ensino regular e médio profissionalizante do CEFET- Pará. 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo, realizado com professores engenheiros e alunos do curso Técnico em Mecânica do CEFET – Pará traz em seu bojo uma discussão muito extensa em relação à aprendizagem e à aplicação da Matemática, no curso profissionalizante. Inicio meus estudos a partir de quatro problemáticas muito presentes no processo de ensino e aprendizagem voltadas para as relações dos alunos com a educação matemática e suas aplicações práticas, no curso de Mecânica. Assim meus objetivos principais são: analisar os procedimentos didáticos na relação do processo de construção da prática pedagógica de professores de Matemática e professores engenheiros que lecionam no curso de Mecânica do CEFET-PA e compreender algumas barreiras que existem entre teoria e prática, no ensino da Matemática. Objetivo também estudar um pouco dos saberes docentes dos professores engenheiros e a relação que eles estabelecem entre saberes didáticos e saberes técnicos profissionais específicos. Os dados apontam queixas dos alunos sobre as aulas de Matemática nas duas formas de ensino, o que tem originado um sistema de obstáculos e erros no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina, tanto no ensino fundamental, quanto no médio profissionalizante. Três foram os objetos de análise: os caminhos e percalços vividos pelos alunos, o que deu subsídios para compreensão da atuação didática dos docentes do curso de Mecânica e a relação entre o saber pedagógico, o saber de formação profissional e a prática docente dos professores engenheiros. É perceptível nas análises que, durante sua formação acadêmica, o engenheiro desenvolve aprendizagens específicas na sua natureza profissional e, após o ingresso na docência, ele tende a manter esta aprendizagem, só que agora de uma forma mais especifica e objetiva. Parece que a questão da identidade docente não é objeto central para os professores engenheiros; no entanto, ao final entende-se que a prática docente deveria ser tratada com mais atenção por estes professores. Encerro este trabalho investigando como os professores técnicos concebem a formação continuada em educação, sugerindo um relacionamento mais amplo desses, com a didática da Matemática, a partir de uma preocupação maior em torno de uma reflexão ativa na busca de formação continuada em educação Matemática. Desta forma, haverá uma ampla conciliação de saberes de conteúdo, didáticos e estratégicos.
Abstract: This paper was accomplished with the participation of teachers-engineers and students at the CEFET – Pará technical course of Mechanics. It has an extensive discussion about Mathematics learning and its application in the professional course. I begin my studies from four problems which occur frequently in the teaching and learning processes. They are concerning to the students inter-relation with Mathematics Education and its practical applications, in the Mechanics Course. Thus, my main purposes are: analyzing the didactic procedures in relation to pedagogical practice construction process with Mathematics teachers and teachers-engineers who teach at the CEFET Mechanics Course and comprehending some obstacles between theory and practice in Mathematics teaching. I also want to study a little about some teachers-engineers teaching knowledge and the relation that they establish in both didactic knowledge and specific technical-professional knowledge. The data show students complaints about Mathematics classes in the two ways of teaching, which has originated from an obstacles and errors system in this discipline teaching and learning processes, both in “Fundamental” and professional “Médio” teaching. There were three analysis objects: the students ways and problems, what had a basis to comprehend the teachers didactic action, and the relation among the pedagogical knowledge, the professional formation knowledge, and the teachers-engineers teaching practice. We can perceive through the analysis that during his academic formation the engineer develop specific learning in his professional nature and after starting teaching he tends to keep this learning, at this time in a more specific and objective way. It seems that the teacher identity is not the central object to the teachers-engineers; moreover, in the end, we understand that the teaching practice should draw more attention by those teachers. I finish this paper investigating how the teachers-technicians understand the continuous formation in education, suggesting a wider relationship among them and the Mathematics didactic, from a wider attention to an active reflection seeking for a continuous formation in Mathematics Education. Therefore, there will be a wide conciliation of contents, didactic and strategical knowledge.
Keywords: Prática de ensino
Formação de professores de matemática
Matemática
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EducacaoMatematicaInvestigacao.pdf550,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons