Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3105
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2008
metadata.dc.creator: LIMA, José Ivanildo de
metadata.dc.contributor.advisor1: LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: O estágio supervisionado na licenciatura em matemática: possibilidades de colaboração
Citation: LIMA, José Ivanildo de. O estágio supervisionado na licenciatura em matemática: possibilidades de colaboração. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação é o resultado de uma investigação qualitativa que tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática. Foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPDEMC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa busca discutir as possibilidades de desenvolvimento de práticas colaborativas nos estágio supervisionado em matemática, considerando as interações existentes entre a tríade licenciando/professor-formador/professor-escolar, concebendo o estágio como um elo de ligação entre a escola e a universidade. A investigação deu-se no período de maio a outubro de 2006, envolvendo três licenciandos de uma turma de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado da Licenciatura Plena em Matemática da UFPA. Para analisar as possibilidades e limitações de constituição de práticas ou grupos colaborativos, dentro do Estágio Supervisionado em Matemática, buscando descrever a aproximação e contribuição entre o professor-formador, o licenciando e o professor-escolar, recorreu-se aos relatórios dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os professores-escolares e licenciandos. O referencial teórico está baseado em estudos e pesquisas de autores como Gonçalves (2000; 2006), Fiorentini (2004), Ferreira (2003), Garcia (1995), Gauthier et al (1998), Tardif (2002) e Pimenta e Lima (2004) dentro do contexto da formação de professores. Neste contexto pode-se contemplar possibilidades de produção e sistematização de conhecimentos, dando ênfase a um movimento que busque dar sentido àquilo que é produzido, tanto na escola, quanto na universidade, requerendo a criação e recriação dos saberes experienciais, mas almejando adentrar num coletivo de profissionais que discutam os problemas conjuntamente, inaugurando assim, a institucionalização de práticas, atitudes, crenças, que possibilitem a todos a compreensão do que sejam os saberes da ação pedagógica.
Abstract: The present dissertation is resulted of qualitative investigation entitled The Apprenticeship Supervised in Mathematical Degree: cooperation’s possibilities, developed in Masters Degree Program close in Sciences and Mathematical Education (PPGECM) of Support’s Pedagogic Nucleus to the Scientific Development (NPADC), located in Federal University of Pará (UFPA). This research intends discussing development’s possibilities of collaborative practices in mathematical apprenticeship supervised, considering existent interactions among licensing/formater-professor/ school-professor triad, conceiving apprenticeship as a connection between school and university. The investigation happened from May to October 2006, involving three licensings of a Supervised Teaching / Apprenticeship Practice group’s of UFPA’s Mathematical Full Degree. To analyze possibilities and limitations of practices constitution or collaborative groups, inside of Mathematical Apprenticeship Supervised, looking for describe the approach and contribution among formater-teacher, licensing and school-teacher, was fallen back upon licensing report’s and semi-structured interviews accomplished with school-teachers and licensings. The theoretical referencial is based on studies and authors' researches as Gonçalves (2000) and (2006), Fiorentini (2004), Ferreira (2003), Garcia (1995), Gauthier et al (1998), Tardif (2002) and Pepper and Lima (2004) inside of teachers' formation context. In this context it can be contemplated production possibilities and knowledge systemization, giving emphasis to a movement that looks for giving sense to what is produced in school, in university, requesting creation and recriação of experience knowledge and, concomitant, longing for penetrating in a professionals group that discusses the problems jointly, inaugurating like this the institutionalization of practices, attitudes and faiths that make possible for all the understanding of what are the pedagogic action knowledge’s.
Keywords: Prática de ensino
Matemática
Estágio supervisionado
Universidade Federal do Pará
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EstagioSupervisionadoLicenciatura.pdf411,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons