Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBARBOSA, Mauro Guterres-
dc.date.accessioned2012-10-31T14:19:23Z-
dc.date.available2012-10-31T14:19:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationBARBOSA, Mauro Guterres. Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3110-
dc.description.abstractPresent dissertation is a qualitative research that looks for understanding relationships with knowledge and learning of participant teacher-tutors of a continuous formation program, denominated Pró-Letramento, in Itapecuru- Mirim/MA pole. Large evidences of attitude’s changes indicate new relationships establishment with knowledge and mathematical know-doing at Initial Series of Fundamental Teaching, in peculiar with operations among fractions. For so much, it took place an interpretative analysis of teacher-tutors’ speeches and registrations, based on anthropological theories of Knowledge and Learning’s Relationship by Charlot and of Didactic’s Theory by Chevallard.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrograma Pró-Letramentopt_BR
dc.subjectItapecuru-Mirim - MApt_BR
dc.subjectMaranhão - Estadopt_BR
dc.titlePró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE-
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317-
dc.description.resumoA presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca compreender as relações com o saber e o aprender de professores-tutores participantes de um programa de formação continuada, denominado Pró-Letramento, no pólo Itapecuru-Mirim/MA. Fortes evidências de mudanças atitudinais indicam estabelecimento de novas relações com o saber e o saber-fazer da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em particular com as operações entre frações. Para tanto, realizou-se uma análise interpretativa das falas e registros dos professores-tutores, apoiadas sobre as teorias antropológicas da Relação do Saber e do Aprender de Charlot e do Didático de Chevallard.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProletramentoRelacoesSaber.pdf751,8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons