Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3115
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 14-May-2007
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Jackson Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
Title: Utopias pedagógicas no ensino de ciências: idéias docentes que expressam o futuro para reencantar o presente
Citation: PINHEIRO, Jackson Costa. Utopias pedagógicas no ensino de ciências: idéias docentes que expressam o futuro para reencantar o presente. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é concernente a uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, que tem como objetivo investigar em que termos repercutem proposições teórico metodológicas e epistemológicas do presente como expressão de utopias de Educação e da Educação em Ciências. Foram ouvidas vozes dos sujeitos, coletadas sob a forma de relatos orais, por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, realizadas individualmente com cada um dos sete alunos-professores participantes de um curso de educação continuada, em nível de especialização em Ensino de Ciências, no qual o pesquisador se inclui. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados segundo a natureza ideacional de suas manifestações nas interações em aulas. Como critério de seleção dos sujeitos foi levado em conta o teor das idéias por eles geralmente manifestas em aulas, de forma tal que foram escolhidos (a) três sujeitos com idéias de inclinação utópica, (b) outros três com idéias que se aproximam do ceticismo e (c) um sujeito com traços ideacionais aproximados ao niilismo. Os dados obtidos foram tratados sob a forma de episódios narrativos, que foram organizados em função de três princípios utópicos – princípios de conhecimento, de ensino e de vida - que constituíram, cada um, uma seção de análise sob o título de: I) Aprender a conhecer para poder projetar o futuro; II) Aprender a saber-fazer: redesenhando horizontes no ensino de ciências; III) Aprender a ser: a invenção de si num mundo dinâmico. O tratamento dos episódios narrativos em termos de princípios utópicos representa um modo de organizar as questões de maior destaque para os sujeitos num contexto de inter-relações. Sendo assim, esses princípios mantêm as interconexões que constituem um processo multidimensional de resignificação permanente daquilo que, para os sujeitos, torna-se relevante manter ou projetar COMO UTOPIAS no âmbito do Ensino de Ciências. A análise dos dados revela que a perspectiva de construção de um conhecimento compreensivo no Ensino de Ciências, voltado para o desenvolvimento de uma cidadania crítica e reflexiva constitui-se uma das principais aspirações docentes, em termos de utopias pedagógicas e, para isso, torna-se necessária a superação da visão cartesiana e positivista de ensino e formação. Além disso, pressupõe, entre outros, uma articulação entre diferentes modos de ser e de fazer o ensino de ciências com base em parâmetros emergentes de compreensão da realidade, tendo em vista a construção das utopias de redes de conhecimento. Tais redes explicitam a natureza compreensiva do conhecimento, a resignificação da relação professor-aluno, a construção de um modo de conhecer que se traduza na maneira de se autoconhecer, o reconhecimento do aluno como centro da aprendizagem, as quais envolvem todos os sujeitos na dinâmica do processo educativo em termos de um processo ao longo da vida. Utopias como essas reencantam o presente na busca da construção de um futuro promissor.
Abstract: This study is concerned to a qualitative research in a narrative way that aims to investigate what theoretical methodological and epistemological terms reverberate from pedagogical propositions used to express considered utopical ideas of Education and of Science Education. This way some teachers ideas were collected under the form of verbal stories that had been heard by means of interviews recorded in audio, carried through individually with each one of the seven student-teachers participants of a course of Teachers Education in Science in a graduate level in which the researcher was included. The subject of the research had been selected according to the ideational nature of their speech in current lessons taking in account their written texts and their oral ideas. According to these criteria it could be chosen (a) three subjects with ideas of utopical accent; (b) three other subject with ideas that show approaches to the skepticism and (c) a subject that showed ideas approaching to the nihilism. The collected data had been treated under the narrative episodes form that had been organized under three utopical principles of knowledge related to ‘education and life’ that constitute sections of analyses. The treatment of the narrative episodes in terms of utopical principles represents a way to organize the questions of bigger prominence for the subjects. Thus these principles when related one another keep some intercommunion that constitute a permanent and multidimensional process of making meaningful the ideas that becomes excellent to be kept or projected in Science Teaching. The data analyses disclose the perspective of constructing a comprehensive knowledge in Science Teaching in order to develop a certain critical and reflexive citizenship. Therefore, the gotten utopies can be articulated in different ways of being and making Science and Education based upon some basic emergent parameters for the comprehension of the reality, as well as constructing pedagogical utopies that can re-enchant the present actions to provide a promising future.
Keywords: Educação permanente
Professores
Ciência
Utopia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_UtopiasPedagogicasEnsino.pdf503,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons