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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 11-May-2007
metadata.dc.creator: SILVA, Reginaldo da
metadata.dc.contributor.advisor1: GUERRA, Renato Borges
Title: Análise de um processo de estudo de semelhança
Citation: SILVA, Reginaldo da. Análise de um processo de estudo de semelhança. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Trata de uma investigação de um processo de estudo de semelhança de figuras realizado por uma comunidade de estudo, em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da periferia de Belém, buscando responder se as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula caracterizam uma atividade matemática a luz da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. Isso é realizado por meio de atividades colaborativas, em que busca identificar os movimentos dos saberes matemáticos evocados pelos alunos na construção do conceito de semelhança. A pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, segundo Lüdke e André. As análises mostram que as atividades realizadas promovem um fazer matemático e, portanto, uma atividade matemática, por meio dos saberes evocados e as articulações estabelecidas na construção de modelos para a compreensão pelos alunos do conceito de semelhança. São destacadas as dificuldades como elementos importantes na identificação de saberes e articulações destes, bem como a comunidade de estudo colaborativo como facilitador do processo de estudo.
Abstract: This is about an investigation of a study procedure between similar images made by a research community, in a high school class from the public state branch in the outskirts of the city of Belém, seeking to answer if the activities developed by students in classroom characterize a mathematical activity in view of the didactic transposition theory by Yves Chevallard. This is accomplished through collaborative activities that try to identify the flow of mathematical knowledge evoked by students while building a concept of similarity. The research is of a qualitative nature with an ethnographic approach, adapted to education according to Lüdke and André. Analysis show that accomplished activities promote a mathematical action, therefore mathematical activity through the knowledge raised and the links established upon construction of comprehensive models of the concept of similarity by students. Difficulties are outlined as important elements identifying knowledge and their links, such as the research community collaboration eases the studying process.
Keywords: Geometria euclidiana
Matemática
Ensino médio
Transposição didática
Currículo
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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