Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3547
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 13-sep-2011
Autor(es): LIMA, Paulo Gesson Mendes
Primer Orientador: NEVES, Renato Martins das
Título : Competências necessárias para atuação do arquiteto como coordenador do processo de projeto de edificações (Estudo de caso)
Citación : LIMA, Paulo Gesson Mendes. Competências necessárias para atuação do arquiteto como coordenador do processo de projeto de edificações (Estudo de caso). 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Resumen: O presente trabalho procurou identificar as competências necessárias, no processo de formação profissional do Arquiteto e urbanista, durante a graduação, tendo como foco a sua atuação como coordenador do processo de Projeto de edificações. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com enfoque exploratório e descritivo, envolvendo coleta de dados através de pesquisa de opinião. Foram analisados dados como: Resoluções do MEC e CONFEA/CREA, grades curriculares das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Região Metropolitana de Belém-PA e a percepção de alunos e arquitetos (docentes e profissionais liberais) através de entrevistas, tendo como principal resultado uma proposta de reformulação curricular na formação do arquiteto e urbanista, através da inclusão de conhecimentos sobre coordenação do processo de projeto de edificações, com o objetivo de atender as necessidades deste profissional no campo de trabalho. O principal resultado obtido, foi uma proposta para o desenvolvimento de competências que procura trabalhar através de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados aos conteúdos, experiências de aprendizagem e formas de avaliação, a melhor forma de contribuir de forma efetiva com a formação do arquiteto e urbanista, com o objetivo possibilitar que este profissional possa atuar como coordenador do processo de projeto de edificações.
Resumen : The present study sought to identify the skills required in the process of formation of the Architect, during graduation, having focused on his acting as coordinator of the building design process. The survey used a qualitative methodology with exploratory and descriptive approach, involving data collection through survey. Data were analysed as: resolutions of the MEC and CONFEA/CREA, curricular of the faculties of architecture and urbanism of the metropolitan region of Belém-PA and the perception of students and architects (teachers and professionals) through interviews, having as main result a curriculum proposal for recasting in the formation of the architect and urban planner by including expertise on coordination of the building design process order to meet the needs of professional working in the field. The main result was a proposal for the development of skills that tries to work through knowledge, skills and attitudes related to content, learning experiences and forms of assessment, the best way to effectively contribute to the formation of an architect and urban planner in order to enable these professionals can act as coordinator of the process of building design.
Palabras clave : Arquiteto e urbanista - Formação
Ensino superior
Projeto de edificação
Gestão
Região Metropolitana de Belém
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_CompetenciasNecessariasAtuacao.pdf6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons