Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4934
Compartilhar:
Type: Tese
Issue Date: 2011
Authors: BRAGA, Lívia Alexandra Negrão
First Advisor: COSTA, Antonio Maurício Dias da
Title: Identidades musicais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará: uma composição em acordes dissonantes
Citation: BRAGA, Lívia Alexandra Negrão. Identidades musicais no Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará: uma composição em acordes dissonantes. 2011. 148 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Resumo: Este estudo visa interpretar as diferentes trajetórias musicais dos estudantes do Curso de Música da Universidade do Estado do Pará – UEPA. O trabalho etnográfico permitiu observar três perfis que se destacam no interior do Curso: o músico erudito, o músico evangélico e o músico popular. A partir das categorias identidade cultural, identidade musical, diversidade e carreira busco compreender de que maneira essas identidades musicais interagem entre si e compõe a singularidade de um Curso que se propõe formador de educadores musicais. O estudo é apresentado em três partes: a primeira parte traz a descrição densa do Curso de Música, dos estudantes, da professora/pesquisadora e o papel que as disciplinas Cultura Popular e Música e Sociedade – ministradas por mim – tiveram na elaboração do problema. A segunda parte inicia com uma abordagem teórica da construção das redes de socialização entre músicos e descreve o perfil de cada grupo: o erudito, o evangélico e o popular, segundo a maneira como eles se apresentam no contexto pesquisado. A interação entre esses três grupos é o objeto da terceira parte. A partir da perspectiva da diversidade musical – preferências musicais e identidades e da diversidade cultural – destaco a socialização das identidades.
Abstract: This study aims at interpreting the different musical routes taken by the Music Course students of the Universidade do Estado do Para- UEPA. The ethnographic work allowed me to observe three profiles which stand out in the Course: the erudite musician, the gospel musician and the popular musician. From the categories cultural identity, musical identity, diversity and carrier, I sought to understand how these musical identities interact and compound the singularity of a Course whose purpose is to form musical educators. The study is presented in three parts: the first one deals with the dense description of the Music Course, the students, the professor/researcher and the role the disciplines Cultura Popular and Música e Sociedade - taught by me- played considering the elaboration of the problem. The second part begins with a theoretical approach related to the construction of socialization networks among musicians and it also describes the profile of each group, the erudite, the gospel and the popular, according to the way they present themselves in the researched context. The interaction between these three groups is the object of the third part. From the perspective of musical diversity – musical preference and identities and cultural diversity – I point out the identities.
Keywords: Música
Identidade cultural
Diversidade musical
Socialização
Curso de Música
Universidade do Estado do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Appears in Collections:Teses em Ciências Sociais (Doutorado) - PPGCS/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_IdentidadesMusicaisCurso.pdf766,13 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons