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Type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2008
Authors: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Title: A model for the enhancement of autonomy
Other Titles: Um modelo para o desenvolvimento da autonomia
Citation: SILVA, Walkyria Magno e. A model for the enhancement of autonomy. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 24, n. spe, p. 469-492, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v24nspe/05.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000300005>.
Resumo: Este artigo apresenta um modelo para o fomento da autonomia dos aprendentes, mostra alguns resultados alcançados na aplicação desse modelo e discute desafios ainda a serem enfrentados. O modelo comporta a investigação de áreas problemáticas do processo individual de aprendizagem de cada sujeito, a identificação de seus estilos preferenciais de aprender, o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar a autonomia na aprendizagem, o desenvolvimento de um leque maior de estratégias de aprendizagem de línguas e a implementação de rotinas de auto-monitoramento e auto-avaliação. Este modelo tem sido aplicado nos últimos três anos com alunos de Letras cursando Licenciaturas em Alemão, Francês ou Inglês. Três ordens de resultados emergem dos dados da pesquisa: primeiramente, o modelo provou sua eficácia em prover um andaime para a aprendizagem autônoma de línguas dos alunos; em segundo lugar, as experiências de aprendizagem autônoma vividas pelos futuros professores de línguas poderão ser espelhadas em suas vidas profissionais futuras com seus próprios alunos; finalmente, os dados emanados dos participantes da pesquisa podem lançar uma luz sobre a variedade de maneiras pelas quais as pessoas aprendem no contexto local.
Abstract: This article presents an innovative model for the enhancement of learner autonomy and shows some of its results and challenges. The model entails investigation of problematic areas of individual students' foreign language learning processes, identification of their privileged learning styles, use of technological tools to improve learning autonomy, development of a wider range of language learning strategies, and implementation of self-monitoring and self-evaluation routines. This model has been applied for the last three years with undergraduate students, earning a B.A. in Modern Languages (English, French or German), who will become foreign language teachers in elementary and high schools in Brazil. Results are threefold: first, the model has proven its efficiency in providing scaffolding for students autonomous language learning; second, autonomy developing experiences lived by subjects who are studying to be teachers can be mirrowed in their future professional lives with their own students; and thirdly, data derived from the participants in the study can shed some light into the variety of ways people learn in the local context.
Keywords: Aprendizagem
Língua estrangeira
Automonitoração
Auto-avaliação
Estratégias de aprendizagem
ISSN: 0102-4450
Appears in Collections:Artigos Científicos - FALE/ILC

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