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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2013
metadata.dc.creator: CASANOVA, Marcello Paul
ALVES, José Moysés
Title: Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa
Other Titles: Achievement goals and self-concept of science students in a context of teaching with research
Citation: CASANOVA, Marcello Paul; ALVES, José Moysés. Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 4, p. 823-839, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a04.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400004>.
metadata.dc.description.resumo: Objetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.
Abstract: We aimed to verify if attendance, participation and learning in a research project would be related to changes in achievement goals and self-concepts of science students. We conducted the investigation in a public school with a class of 30 students in 9th grade of elementary school. Students investigated the knowledge of residents from Benfica-PA, regarding medicinal plants and their relationships with environmental degradation. Initially, about 75% of the class had learning goals and 45% showed a positive self-concept. There were few changes in self-concepts and targets. Most students had a high or regular frequency. About half the class had low participation and insufficient learning. Positive self-concepts were associated with the learning goal and the highest levels of participation and learning. Although some of the results confirm the literature, they also point to difficulties in motivating students, even in a context of teaching with research.
Keywords: Motivação na educação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Benfica (PA)
ISSN: 1980-850X
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - IEMCI

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