Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6740
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Aug-2014
metadata.dc.creator: MELO, Dorilene Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1: HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
Title: O PROINFANTIL e a formação de professores ribeirinhos: análise do memorial dos professores do município de Ponta de Pedras - Pará
Other Titles: The PROINFANTIL a teacher and coastal: analysis of teachers memorial in the municipality of Ponta de Pedras - Pará
Citation: MELO, Dorilene Pantoja. O PROINFANTIL e a formação de professores ribeirinhos: análise do memorial dos professores do município de Ponta de Pedras - Pará. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa versa sobre a formação inicial de professores em exercício na Educação Infantil, realizada após a conclusão da formação por meio do Programa PROINAFNTIL, no município de Ponta de Pedras - PA. O objetivo principal do estudo é identificar as contribuições do PROINFANTIL na formação dos professores ribeirinhos do referido município, o qual será norteado pela seguinte questão: quais contribuições o Programa Proinfantil proporcionou à Formação dos Professores ribeirinhos do município de Ponta de Pedras- PA? A opção por desenvolver a pesquisa no município de Ponta de Pedras se deu, sobretudo, devido ao fato de o município ter apresentado mais problemas administrativos e de deslocamento, no período de implantação e execução do programa em questão. O estudo pauta-se na abordagem qualitativa, utilizando-se, como fontes de pesquisa, documentos oficiais referentes à implantação do Programa no Estado do Pará e memoriais dos dez professores cursistas de Ponta de Pedras, material que representa o corpus principal do trabalho. Categorias analíticas com base na matriz teórica Histórias de Vida foram elencadas, após análise do corpus, na perspectiva da Análise Interpretativa. A relevância da presente dissertação está no caráter inédito que o estudo engendra, considerando que até o momento nenhuma pesquisa stricto sensu foi realizada na perspectiva do PROINFANTIL no Estado do Pará; além da importância social do estudo por dar visibilidade à região do Marajó e a seus problemas socioeconômicos e educacionais no contexto da Amazônia paraense.
Abstract: This research focuses on the initial training of practicing teachers in kindergarten performed after the end of the program PROINAFNTIL in Ponta de Pedras - Marajó. The objective of the research is to identify the contributions of PROINFANTIL training Teachers bordering Ponta de Pedras, which is guided by the following question: What contributions Proinfantil Program provided the Teacher Education bordering the municipality of Ponta de Pedras - PA? The choice of the research work in the municipality of Ponta de Pedras mainly occurred because it was the county that showed administrative problems and displacement during the establishment and execution of the program PROINFANTIL. The research agenda on the qualitative approach, using data collection surveys of official documents of the Program implementation in the state of Pará and memorials of the 28 participant teachers of Ponta de Pedras, material representing the corpus of this research to therefore, analytical categories based on theoretical matriz life history will be listed after analysis of the corpus in the perspective of content analysis. The relevance of this dissertation is the unprecedented nature of the study is shaping up considering that to date , no research -level strito sensu was performed by analyzing the PROINFANTIL in Pará State , in addition to the social importance in visualizing the region of Marajó and their educational and socioeconomic problems in the context of the Amazon state of Pará.
Keywords: Formação de professores
Educação infantil
Ribeirinhos
Programa Proinfantil
História de vida (Pesquisa social)
Ilha de Marajó - PA
Ponta de Pedras - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProinfantilFormacaoProfessores.pdf2,56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons