Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6756
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 29-Oct-2014
metadata.dc.creator: PANTOJA, Laura Cristina Monte Palma
metadata.dc.contributor.advisor1: PONT VIDAL, Celma de Nazaré Chaves de Souza
Title: Mercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugar
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PANTOJA, Laura Cristina Monte Palma. Mercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugar. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação pretende analisar a constituição da história urbana do entorno edificado do Mercado de São Brás, em Belém do Pará, no período de 1950 a 1970, uma construção eclética que remonta ao final do ciclo da borracha na Amazônia e da gestão do Intendente Antonio Lemos. O mercado é um monumento pertencente ao acervo patrimonial do Estado e se encontra em atividade, nos dias atuais. A partir da noção de trama urbana, buscou-se estabelecer relações entre os fatos históricos e arquitetônicos, no sentido de investigar como se processaram ao longo do tempo, resultando num espaço onde a arquitetura contribui para o desenvolvimento das relações sociais e comerciais. Partindo da hipótese de que a proximidade geográfica e a importância econômica de dois equipamentos urbanos, o Mercado de São Brás e a Estação de Ferro Belém-Bragança gerou uma dinâmica que atraiu outras arquiteturas, foi investigada a influência das políticas públicas de modernização e progresso, com reflexos para o surgimento do entorno edificado e relações tipológicas com o mercado. Utilizando a metodologia de estudo de caso com estratégias combinadas entre história interpretativo-qualitativa, o trabalho busca mostrar que as funções intrínsecas às construções cumpriram seu papel e que eventos realizados em seus espaços produziram fenômenos perceptivos no lugar existencial. O mercado público e seu entorno condensam práticas sociais que aliadas a estes fenômenos asseguram sua permanência na cidade, face ao contexto da sociedade contemporânea.
Abstract: This dissertation aims to examine the constitution of the urban history of the built environment of Sao Bras Market in Belem do Para, in the period from 1950 to 1970, an eclectic construction dating from the end of the rubber boom in the Amazon and the management of the Superintendent Antonio Lemos. The market is a monument which belongs to the patrimonial collection of the State and is active nowadays. From the notion of the urban fabric, we established relationships between the architectural and historical facts in order to investigate how they have progressed over time, resulting in a space where architecture contributes to the development of social and business relationships. Assuming that geographical proximity and economic importance of two urban facilities, the Sao Bras Market and the Belem-Bragança Iron Station, have generated a dynamic that attracted other architectures, we investigated the influence of public policies of modernization and progress, which is reflected in the appearance of the built environment and typological relations with the market. Using the methodology of case study and the combinations of interpretive / qualitative history strategies, this paper attempts to present that the intrinsic features of the buildings fulfilled their role and that events in their spaces produced perceptual phenomena in existential place. The public market and its surroundings condense social practices that associated to these phenomena ensure their continuity in the city, given the context of contemporary society.
Keywords: Arquitetura moderna
Mercado público
Mercado de São Brás
Monumentos históricos
Práticas sociais
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado) - PPGAU/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MercadoSaoBras.pdf5,21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons