Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7022
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2013
metadata.dc.creator: MENANDRO, Paulo Rogério Meira
TOURINHO, Emmanuel Zagury
BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt
YAMAMOTO, Oswaldo Hajime
Title: Graduate and undergraduate studies: neighbors without affinity?
Other Titles: Pós-graduação e graduação: vizinhança sem afinidade?
Pregrado y postgrado: ¿inmediaciones sin afinidad?
Citation: MENANDRO, Paulo Rogério Meira et al. Graduate and undergraduate studies: neighbors without affinity?. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 55, p. 187-196, ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v23n55/1982-4327-paideia-23-55-0187.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272355201306>.
metadata.dc.description.resumo: O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a dificuldade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Trata-se de dificuldade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem dificuldades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.
Abstract: This article presents two sets of information of historical interest for Psychology: regarding the context in which the profession of psychologist was regulated, and the graduate level formation. These sets of information are used to discuss the difficulty in promoting de facto articulation between undergraduate and graduate level programs. This is an especially curious difficulty, as, since the initial phase of the organization of the Brazilian Graduate Program, the need to consider its integration with the undergraduate formation has always been highlighted. Nevertheless, some difficulties still persist with respect to this integration. Some proposals of activities that could provide articulation between the different levels of formation are presented for debate, both in the sphere of teaching and supervision, as well as in the context of research, with related activities that can serve the same purpose also being mentioned.
metadata.dc.description.resumen: El artículo presenta dos conjuntos de información de interés histórico para la psicología: sobre el contexto en el que se reguló la profesión de psicólogo y la capacitación en el nivel de postgrado. Estas informaciones son utilizadas para discutir la difi cultad de promover efectivamente la articulación entre la formación de pregrado y postgrado. Se trata de una difi cultad especialmente curiosa porque, a partir de la organización inicial de los estudios de postgrado, la necesidad de considerar la integración con la formación a nivel universitario siempre se destacó. Sin embargo, siguen existiendo difi cultades en relación a esta integración. Algunas propuestas de actividades que pueden llevar a las articulaciones entre los diferentes niveles de formación se presentan para el debate, tanto en el ámbito de la educación y orientación como en el contexto de la investigación, con referencia también a actividades relacionadas que puedan servir al mismo propósito.
Keywords: Psicologia
Graduação em psicologia
Pós-graduação
Regulamentação da profissão
Formação do psicólogo
Brasil - País
ISSN: 0103-863X
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_GraduateUndergraduateStudies.pdf117,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons