Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPARACAMPO, Carla Cristina Paiva-
dc.creatorSOUZA, Lívia Mello-
dc.creatorALBUQUERQUE, Luiz Carlos de-
dc.date.accessioned2016-02-12T13:49:12Z-
dc.date.available2016-02-12T13:49:12Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.citationPARACAMPO, Carla Cristina Paiva; SOUZA, Lívia Mello; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Variáveis que podem interferir no seguir regras de participantes flexíveis e inflexíveis. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 124-133, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v27n1/14.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100014>.pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7088-
dc.description.abstractAiming to evaluate the effect of pre-experimental histories on rule-following, 16 college students were submitted to a computerized matching-to-sample procedure. The task was to point to each of three comparison stimuli in sequence. Eight participants, 4 flexible and 4 inflexible, were allocated to each of two four-phase conditions. In Phase 1, the correct sequence was established by contingencies. Reinforcement to the emission of the correct sequence was maintained during the following three phases – in Condition 1, the continuous reinforcement schedule (CRF), and in Condition 2, the fixed-ratio 4 (FR4). In both conditions, Phase 2 started with the presentation of a discrepant rule, Phase 3 started with a corresponding rule, and Phase 4 started with a discrepant rule. Following the discrepant rule did not produce the programmed reinforcement, but following the corresponding rule produced reinforcement. In Condition 1 (CRF), the 8 participants, flexible and inflexible, stopped following the discrepant rule. In Condition 2 (FR 4), the inflexible participants kept following the discrepant rule and the flexible ones stopped following it. It is suggested that the effects of pre-experimental histories are modulated by present variables.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegras (Psicologia)pt_BR
dc.subjectContingências (Psicologia)pt_BR
dc.subjectHistórias experimentais (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleVariáveis que podem interferir no seguir regras de participantes flexíveis e inflexíveispt_BR
dc.title.alternativeVariables which may interfere in following rules by flexible and inflexible participantspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de avaliar o efeito de histórias pré-experimentais sobre o seguir regras, 16 estudantes universitários foram expostos a um procedimento informatizado de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação em sequência. Oito participantes, quatro flexíveis e quatro inflexíveis, foram submetidos a cada uma das duas condições de quatro fases. Na Fase 1, a sequência correta era estabelecida por contingências. Reforço para a emissão da sequência correta foi mantido durante as três fases - na Condição 1, o programa de reforço contínuo (CRF) e na Condição 2, a relação fixa de quatro (FR4). Em ambas as condições, a Fase 2 começou com a apresentação de uma regra discrepante, a Fase 3 começou com uma regra correspondente, e Fase 4 começou com uma regra discrepante. Seguindo a regra discrepante não produziu o reforço programado, mas seguindo a regra produzida correspondente reforço. Na Condição 1 (CRF) , os 8 participantes deixaram de seguir a regra discrepante, independentemente de serem ßexíveis ou inßexíveis. Na Condição 2 (FR4), os inßexíveis seguiram e os ßexíveis deixaram de seguir a regra discrepante. Sugere-se que os efeitos de histórias pré-experimentais são modulados por variáveis atuais.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_VariaveisPodemInterferir.pdf415,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons