Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7201
Tipo: Dissertação
Data do documento: 7-Ago-2015
Autor(es): COSTA, Edivando da Silva
Primeiro(a) Orientador(a): LACERDA, Franciane Gama
Título: Civilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909)
Citar como: COSTA, Edivando da Silva. Civilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909). 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
Resumo: O presente trabalho discute a formação de professores para o ensino primário no Pará, durante os anos iniciais do regime republicano. Nesse contexto, a educação, de acordo com as autoridades políticas e intelectuais republicanos, seria um dos mecanismos para a construção de uma sociedade que se pretendia: moderna e civilizada. Analisa-se, assim, a formação de professores e professoras, os sujeitos sociais que seriam os responsáveis pela formação dos futuros cidadãos da pátria, bem como um pouco do trabalho docente nas escolas primárias. Tem-se como foco de pesquisa a educação recebida na Escola Normal de Belém do Pará, visando à formação de professores e, igualmente, a formação que estes deveriam repassar nas escolas para seus alunos. Compreendemos que se trata de um processo em que estavam presentes formações diferenciadas bem como resistências e conflitos.
Abstract: This paper discusses teacher training for primary education in Pará, during the early years of the republican regime. In this context, education, according to the political and intellectual republican authorities, it would be one of the mechanisms for building a society that was intended to: modern and civilized. Analyzes, thus, the formation of professors and teachers, social subjects that would be responsible for the education of future citizens of the country, as well as a bit of teaching in primary schools. It has been as a research focus on the education received in the Normal School of Belém do Pará, for the training of teachers, and also the training that they should pass on in schools to their students. We understand that this is a process in which were present different formations and resistance and conflict.
Palavras-chave: Professores
Formação de professores
Professores de ensino primário
Ensino primário
Educação
Pará - Estado
Escola Normal de Belém do Pará (1838 - 1871)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CivilizarNacaoInstrucao.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons