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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Set-2015
Autor(es): SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
MATOS, Maria Clara Vianna Sá e
RABELO, Jhonatan Allan de Andrade 
Título: Trajetórias de aprendizagem, aconselhamento linguageiro e teoria da complexidade
Título(s) alternativo(s): Learning trajectories, language advising and complexity theory
Citar como: SILVA, Walkyria Magno e; MATOS, Maria Clara Vianna Sá e; RABELO, Jhonatan Allan de Andrade. Trajetórias de aprendizagem, aconselhamento linguageiro e teoria da complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 681-710, set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbla/v15n3/1984-6398-rbla-15-03-00681.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820156336>.
Resumo: Desde a primeira conexão dos sistemas adaptativos complexos (SACs) com a aprendizagem de línguas estrangeiras (LARSEN-FREEMAN, 1997), o tema tem chamado a atenção de pesquisadores de diversos países. Há uma lacuna, no entanto, na descrição de experiências que acolham os conceitos básicos desse paradigma, tomando-os como explicativos para o sucesso ou o insucesso dos aprendentes. O objetivo deste texto é mostrar como a teoria da complexidade pode contribuir para explicar o sucesso ou não na aprendizagem de graduandos de Licenciatura em Letras, habilitação em Inglês, de uma universidade do norte do Brasil. Por meio de sessões de aconselhamento linguageiro, os autores, todos conselheiros e pesquisadores, identificam pontos de bifurcação, bacias atratoras, episódios de surgimento e luta contra a entropia na trajetória dos aprendentes. Os resultados mostram como a interferência do conselheiro, um agente no sistema, atento à dinâmica dos SACs, pode alterar o processo de aprendizagem.
Abstract: Since the founding text linking complexity with foreign languages learning (LARSEN-FREEMAN, 1997), this theme has been present in researches in several countries. However, few studies reporting experiments described under this paradigm were published, explaining the success or failure in students´ trajectories. This text aims at showing how this can happen in language learners´ stories of TEFL undergraduates in a university in Northern Brazil. In language advising sessions, the authors, who are all advisors and researchers, identify bifurcation points, attractor basins, synergetic or entropic episodes in students´ trajectories. Results show how the interference of the advisor, as another agent in the system, can alter the learning process.
Palavras-chave: Aprendizagem de línguas
Língua estrangeira
Controle adaptativo
Aconselhamento linguageiro
Título do Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
ISSN: 1984-6398
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FALE/ILC

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