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Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Jun-2013
Autor(es): ROSÁRIO, Rosana Lobo
Primeiro(a) Orientador(a): SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Título: Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis
Citar como: ROSÁRIO, Rosana Lobo. Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo teórico-prático para estabelecer conexões entre os exercícios do ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa, no que se refere ao ballet, encontram-se em Bertoni (1992), Caminada e Aragão (2006), Minden (2005) e Vaganova (1969); no que se refere ao método GYROKINESIS®, em Campbell e Milles (2006) e Renha (2010); sobre consciência corporal utilizo Vianna (2005), e na área de educação somática, Feldenkrais (1977), Fortin (1998 e 1999), Hanna (1986) e Strazzacappa (2009 e 2012). O recurso metodológico utilizado neste estudo foi a pesquisa-ação com os participantes do projeto de extensão Conexões: os fundamentos do Ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os colaboradores deste estudo são alunos e ex-alunos dos cursos técnico e de licenciatura em dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Os encontros foram realizados duas vezes na semana com duração de noventa minutos cada. As fontes de investigação utilizadas foram o registro através de fotos, vídeos, depoimentos e relatos dos participantes. Através da análise das conexões experimentadas, vislumbra-se a possibilidade do ensino da técnica do ballet mais integrado com o potencial e os limites do indivíduo, contrapondo ao ensino rígido e exaustivo.
Abstract: The goal of this thesis is to develop a theoretical and practical study focusing in the connections between the exercises of the ballet and the principals of the GYROKINESIS® method. The authors approached as theoretical background for the ballet are Bertoni (1992), Caminada & Aragão (2006), Minden (2005) and Vaganova (1969); for the GYROKINESIS® method are Campbell & Milles (2006) and Renha (2010); for body awareness is Vianna (2005); and for Somatic Education are Feldenkrais (1977), Fortin (1998 and 1999), Hanna (1986) and Strazzacappa (2009 and 2012). The methodological approach used in this study and was applied to members of the extension project Connections: the fundamentals of Ballet and the principles of the method GYROKINESIS®. The participants of this study were students and former students of the dance program of the technical and teaching training degrees at the Escola de Teatro e Dança – ETDUFPA. The class met twice a week for 90 minutes. Photos, videos, testimony and reports of the participants documented the learning process for the research. Through the analysis of these materials, it was evident the connections experienced on the group’s development, what allows to clearly perceive the possibility of teaching the ballet technique in a more integrated fashion connected with the potential and limits of each student, opposing the rigid, exhausting and old school teaching.
Palavras-chave: Dança - Estudo e ensino
Balé
Educação somática
GYROKINESIS® (método)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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