Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7946
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 16-Dec-2014
Authors: ALVES, Roberto Cavalleiro de Macedo
First Advisor: NEVES, Renato Martins das
Title: A realidade virtual como ferramenta de aprendizagem na formação do profissional da construção civil
Citation: ALVES, Roberto Cavalleiro de Macedo. A realidade virtual como ferramenta de aprendizagem na formação do profissional da construção civil. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Resumo: A sociedade vem se tornando mais exigente. O cliente tornou-se mais informado, por isso demanda produtos e serviços diferenciados quanto à qualidade, ao mesmo tempo em que requer rapidez de entrega, menor custo e maior flexibilidade. Como conseqüência dessas exigências de mercado, a qualificação profissional vem sendo afetada, existindo a necessidade de um novo perfil profissional. Com isso, questões de como as pessoas aprendem e as condições sob as quais o fazem são fundamentais para a formação desse profissional. Esta pesquisa pretende avaliar a potencialidade da realidade virtual como uma ferramenta didática, no processo de ensino-aprendizagem na formação de novos profissionais de engenharia, procurando minimizar a relação entre teoria e prática, a contextualização desses conhecimentos e suas aplicabilidades, por ser este um dos grandes problemas atual nas mais diversas escolas de engenharia, mostrando ainda a interatividade como uma das principais características da realidade virtual, assim como o seu poder de simulação. Para tal foi desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem em realidade virtual sobre a plataforma do Sistema de Autoria de Instruções Técnicas Virtuais que mostra o passo a passo do processo executivo de alvenaria e posteriormente aplicado em um estudo de caso com acadêmicos do primeiro semestre de cursos ligados a área da construção civil, os quais obtiveram ganhos consideráveis de conhecimento dos conceitos relacionados ao tema e da sequência de execução da alvenaria.
Abstract: Society is becoming more demanding. The customer has become more informed, so demand differentiated products and services for quality, while requiring fast delivery, lower cost and greater flexibility. As a result of these market requirements, the qualification is affected; there is a need for a new professional profile. Questions of how people learn and the conditions under which they are fundamental to the formation of this professional. This research intents to evaluate the potential of virtual reality as a teaching tool in the teaching-learning process in the formation of new engineering professionals, seeking to minimize the relationship between theory, practice, such knowledge contextualization and their applicability, because this is one of major current problem today in several engineering schools, still showing interactivity as one of its main characteristics, as well as his great power simulation. For such a virtual learning environment was developed in virtual reality on the platform of Virtual Authoring System Technical Instructions that shows the step by step process of the executive masonry and then applied to a case study with students from first semester of courses related to the area construction, which made considerable gains knowledge of concepts related to the theme and the execution sequence of masonry.
Keywords: Realidade virtual
Aprendizagem
Interatividade
Alvenaria
Estratégias de aprendizagem
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Tecnologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_RealidadeVirtualFerramenta.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons