Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8501
Compartilhar:
Type: Tese
Issue Date: 17-Oct-2014
Authors: FURTADO, Alfredo Braga
First Advisor: ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
Title: Avaliação do uso de tecnologias digitais no apoio ao processo de modelagem matemática
Citation: FURTADO, Alfredo Braga. Avaliação do uso de tecnologias digitais no apoio ao processo de modelagem matemática. 2014. 186 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Nesta pesquisa investigou-se a utilização das Tecnologias Digitais quando a Modelagem Matemática é empregada como estratégia de ensino de Matemática, tendo como propósito avaliar a aprendizagem ocorrida neste ambiente. Para consecução deste objetivo, a Modelagem Matemática foi estudada e identificada uma perspectiva de modelagem a ser empregada no trabalho; depois fez-se estudo da utilização das Tecnologias Digitais (TD) na Educação, atentando para as potencialidades e as restrições mencionadas na literatura. Como referenciais teóricos, foram estudadas as teorias de informatização de Tikhomirov, em especial a teoria da reorganização do pensamento e a teoria da atividade de Leontiev e Engeström e o Coletivo Pensante de Pierre Lévy. O propósito aqui foi formular uma metodologia para ensino de Matemática com Modelagem e Tecnologias Digitais, que levasse em conta as condições necessárias que garantissem melhorias efetivas na aprendizagem. Desta forma, foi proposta uma metodologia que incorpora no processo de Modelagem explicitamente uma etapa de utilização de TD, como também dá ênfase na avaliação formativa durante o processo de ensino, de tal maneira que os projetos de modelagem desenvolvidos alcancem os objetivos de aprendizagem esperados. Condicionantes para sucesso das Tecnologias Digitais na Educação foram identificados. A metodologia proposta foi implementada para uma turma da disciplina “Modelagem Matemática” do PPGECM/ICEMCI/UFPA, o que possibilitou avaliar aplicabilidade, alcance, resultados, pertinência e os pressupostos que precisam ser atendidos para garantir melhorias de aprendizagem no contexto da pesquisa. Como resultados da pesquisa qualitativa realizada são apontados: respeitados os condicionantes identificados, as Tecnologias Digitais efetivamente potencializam a aprendizagem. Foram identificados fatores que evidenciam a citada melhoria de aprendizagem.
Abstract: In this research we investigate the utilization of Digital Technologies when mathematical modeling is used as a teaching strategy in mathematics, with the purpose to evaluate the learning that occurred in this environment. To achieve this goal, we studied the Mathematical Modeling and identified a modeling perspective to be employed in work; then, we studied the use of Digital Technologies (TD) in Education, focusing on the potential and the restrictions mentioned in the literature. As theoretical basis, we studied the theories of computerization of Tikhomirov, in particular the theory of reorganization of thought and activity theory of Leontiev and Engeström and Collective Thinking of Pierre Lévy. The purpose here was to formulate a methodology for teaching Mathematics with Modeling and Digital Technologies, which took into account the necessary conditions that would ensure effective improvements in learning. Thus, we proposed a methodology that explicitly incorporates a step in the process of modeling of utilization of TD, as well as gives emphasis on formative evaluation during the teaching process, so that the developed modeling projects achieve the expected learning objectives. Conditions for success of Digital Technologies in Education were identified. The proposed methodology has been implemented for a class of discipline "Mathematical Modeling", belonging to the Undergraduate Program in Mathematics and Science Education of Institute of Math and Science Education of Federal University of Pará (PPGECM/UFPA), which allowed us to evaluate its applicability, scope, results, relevance and assumptions that need to be addressed to ensure improved learning in the context of research. The results of qualitative research are identified: respecting the constraints identified, Digital Technologies effectively empower learning. Factors that demonstrate the aforementioned learning improvement have been identified.
Keywords: Matemática
Modelos matemáticos
Educação
Tecnologia digital
Avaliação
Modelagem matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_AvaliacaoUsoTecnologias.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons