Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8538
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Nov-2015
metadata.dc.creator: SILVA, Ângelo Abeni Bezerra da
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
Title: Interações discursivas em um curso de férias: a constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da aprendizagem baseada em problemas
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Ângelo Abeni Bezerra da. Interações discursivas em um curso de férias: a constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da aprendizagem baseada em problemas. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino e aprendizagem se institui em interações discursivas que visam elaborar o conhecimento científico, entretanto nesse contexto de constituição do saber ecoam diversas vozes. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar de que forma as interações discursivas estabelecidas entre alunos e monitores participantes de um Curso de Férias, constituem o processo de resolução de problemas reais. O Curso atendeu professores e alunos do ensino médio ocorrendo na cidade de Bragança (PA), onde destes, um grupo formado por cinco alunos sob orientação de um monitor foram os sujeitos desta investigação, que esta situada no universo qualitativo, sendo os dados constituídos no ambiente natural, através de gravações em vídeo, entrevistas e notas de campo transcritas na íntegra, que foram analisadas à luz de reflexões Bakhtinianas sobre a formação da linguagem e submetidas a um sistema de referência para avaliar como as interações promovem a construção de significados. As análises apontam que a versatilidade de abordagens no processo de ensino e aprendizagem propicia a elaboração do conhecimento científico.
Abstract: The process of teaching and learning is constituted in discursive interactions that seek to elaborate the scientific knowledge, however in this context of constitution of knowledge appears diverse voices. In this regard, this objective research investigate how the discursive interactions established between students and teachers in a Holiday Course, might favor or are obstacle to problem solving. In the course attended teachers and high school students and occurred in the city of Bragança (PA), in which a group made up five students and one teacher were investigated. This research is qualitative is data the composing is by means of video recordings, interviews and field notes integrally transcribed and analyzed beneath theories of Bakhtin about the formation of language and submitted to a evaluation system for how the interactions develops the construction of meanings.
Keywords: Ciência
Professor e aluno
Curso de férias
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Interação discursiva
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao_InteracoesDiscursivasCurso.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons