Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8543
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 14-Nov-2013
Authors: COSTA, Dailson Evangelista
First Advisor: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: O processo de construção de sequência didática como (pro)motor da educação matemática na formação de professores
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: COSTA, Dailson Evangelista. O processo de construção de sequência didática como (pro)motor da educação matemática na formação de professores. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto da formação de professores que ensinam Matemática. Tem como objetivo geral compreender em quais aspectos o processo de construção de sequência didática, à luz da Educação Matemática, pode se constituir como um mecanismo de formação do professor de Matemática na perspectiva de evidenciar as características formativas relacionadas ao desenvolvimento da base para o conhecimento docente e do professor reflexivo. As principais âncoras teóricas relacionadas à Educação Matemática e à Formação de Professores que dão sustentação a esta pesquisa baseiam-se em Fiorentini & Lorenzato (2009), Mendes (2009), Lorenzato (2009), Zabala (1998), Schön (1983, 1992, 2000), Shulman (1986, 1987), Brasil (1996, 1998). Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho qualitativo, enfatizando o processo que permitiu a construção das atividades pelos professores em formação. O argumento metodológico central sustenta-se na possibilidade de gerar subsídios para discutir os processos de formação de professores, levando em consideração as possibilidades de articulações entre teoria e prática que o processo de construção de sequência didática pode promover. O lócus da pesquisa deu-se durante a disciplina Tendências Metodológicas em Educação Matemática que teve como participantes 4 (quatro) alunos-professores ingressos do curso de Especialização em Educação Matemática (lato sensu), do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará. O material empírico foi organizado e analisado através das interpretações das ações manifestadas em: (a) questionários, (b) transcrição de registros videográficos do processo de construção da sequência didática, (c) relatos dos dias e (d) relatório final. As análises foram organizadas em seis momentos, os quais revelam o percurso traçado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciam que o processo de construção de sequência didática (PCSD) pode se constituir como um mecanismo para a formação do professor de Matemática nos seguintes aspectos que promovem: (1) a Educação Matemática, (2) o professor reflexivo, (3) as tendências metodológicas em Educação Matemática, (4) a articulação com os PCN e com a LDB, (5) a articulação entre Teoria e Prática, (6) o professor pesquisador, (7) o conhecimento pedagógico geral, (8) o conhecimento específico do conteúdo, (9) o conhecimento pedagógico do conteúdo, (10) o conhecimento proposicional, (11) a necessidade de um momento teórico e prático, (12) a necessidade da presença e interferência do Educador Matemático (promovendo reflexão).
Abstract: This research is part of the training of teachers of Mathematics. The overall objective is to understand aspects in which the process of building didactic sequence, in light of the Mathematics Education, was established as a mechanism for training teachers of mathematics in the perspective of show formative characteristics related with the development of base for the knowledge of teaching staff and reflective teacher. The theoretical anchors related to Mathematics Education and Teacher Training that sustain this research, is based in Lorenzato & Fiorentini (2009), Mendes (2009), Lorenzato (2009), Zabala (1998), Schön (1983, 1992, 2000), Shulman (1986, 1987) Brazil (1996, 1998, 1999). The methodological referral defined based on an approach, emphasizing the process that allowed the construction of activities for teachers in training. The central methodological argument is sustained by the possibility of generate subsides to discuss the processes of teacher training bearing in account the possibilities of articulations between theory and practice in the process of building didactic sequence can promote. The locus of the research was given during the discipline Methodological Trends in Mathematics Education which was attended by students and teachers of Specialization Course in Mathematics Education (lato sensu) of the Institute of Mathematics and Science Education, Federal University of Pará. The empirical material was collected through interpretations of the actions that were manifested in: (a) questionnaires, (b) transcription videographic records of the construction of the didactic sequence, (c) reports of days and (d) final report. The analyzes were organized in six times in which these reveals the path traced by the research subjects. Results show that the process of constructing didactic sequence (CSDP) constitutes as a mechanism for the formation of the mathematics teacher in the following aspects: promotes (1) Mathematics Education, (2) the reflective teacher, (3) methodological tendencies in mathematics education, (4) articulation with the PCN and the LDB, (5) the articulation between Theory and Practice, (6) the teacher researcher, (7) the general pedagogical knowledge, (8) the specific knowledge of the content, (9) the pedagogical content knowledge, (10) propositional knowledge, (11) needs a practical moment, (12) needs the presence and interference of Mathematical Educator (by promoting reflection).
Keywords: Professores de matemática
Educação em matemática
Matemática
Didática
Reflexao (Filosofia)
Formação de professores de matemática
Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProcessoConstrucaoSequencia.pdf3,62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons