Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8574
Tipo: Dissertação
Data do documento: 23-Out-2014
Autor(es): CARVALHO, Ricardo Haroldo de
Primeiro(a) Orientador(a): ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Título: Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica
Citar como: CARVALHO, Ricardo Haroldo de. Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Ao longo de minha experiência, como professor depreendi a necessidade de um ensino de Ciências voltado para o contexto real do educando. As reflexões sobre minha prática docente me motivaram a um desafio de buscar um ensino que relacionasse o domínio conceitual do aluno com situações reais de sua comunidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar indícios de uma postura crítica a partir da concepção de ensino CTS, por meio de problematizações sobre o consumo de energia elétrica. Procurei respostas à questão da pesquisa de como possibilitar a análise crítica por parte dos alunos quanto ao consumo de energia elétrica residencial. A investigação ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação desencadeado por meio de um minicurso que foi ministrado em uma temática sobre energia, de forma a integrar os tópicos da unidade de ensino. Como estratégia de análise dos dados coletados, realizei uma análise interpretativa, dando significado às situações problematizadas pelos alunos durantes as aulas. As informações foram obtidas por meio de questionários e registros no diário de campo. Os resultados evidenciaram que a abordagem de ensino CTS possibilitou, aos alunos, a reflexão crítica principalmente sobre valores e questões éticas, relacionando-os a sua realidade social com o hábito de consumo exagerado de energia elétrica, sendo para alguns alunos a ligação clandestina uma justificativa para o desperdício de energia. A pesquisa mostrou o potencial dialógico e transformador dessa abordagem de ensino como o relato de mudança de atitudes de alguns dos alunos frente a essa situação. Acredito que, nesse sentido, esse trabalho demonstrou que a abordagem CTS na escola é viável e que a cidadania precisa ser exercida, sendo o letramento científico e tecnológico e a compreensão de seus direitos e deveres, importante para o exercício da cidadania.
Abstract: As a teacher I could clearly understand, through my experience, the necessity of a Science teaching involving the real context of the learner. The reflections on my teaching practice motivated me to a teaching challenge that made a relation between the student conceptual domain and the real situations in his community . Thus, the purpose of this research is to investigate evidences of a critical attidude from the CTS teaching conception through problems presented related to electrical energy consumption. I tried to answer the researching question about how to enable critical analysis from students regarding to their own use of residential electricity. This research was conducted through a qualitative approach, the action research type. A workshop was developed using conceptual energy content, in order to integrate the topics of the teaching unit. As an analysis strategy of the collected data, I developed an interpretative analysis, the intention was to give meaning to the situations raised by the students during the classes. The information was obtained through questionnaires and records in field notes. The results presented that CTS teaching approach enabled students the critical thinking mainly about values and ethical issues, relating their social reality to the habit of excessive electrical energy consumption,considering that for some students the illegal connection is a justification for wasting energy. The research has shown the dialogic and changing potential of this educational approach as the record of some students changing attitudes in that situation. I believe that, in this sense, this project demonstrated that CTS approach in schools is possible and that citizenship needs to be developed, being the technological scientific literacy of their rights and duties important for the students good achievement in society.
Palavras-chave: Ciência
Ciência e tecnologia
Sociedade
Energia elétrica
Educação em ciências
Estudo e ensino
Consumo de energia elétrica
Abordagem ciência, tecnologia e sociedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AbordagemCTSTema.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons