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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 25-Jan-2017
metadata.dc.creator: GOMES, Raimunda Kelly Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: NAKAYAMA, Luiza
Title: Educação ambiental: saberes e percepções socioambientais dos docentes de uma escola ribeirinha do Assentamento Agroextrativista do Anauerapucu, Santana-AP
Citation: GOMES, Raimunda Kelly Silva. Educação ambiental: saberes e percepções socioambientais dos docentes de uma escola ribeirinha do Assentamento Agroextrativista do Anauerapucu, Santana-AP. 2017. 162 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Compreender os saberes e as concepções dos (as) professores (as) sobre a educação ambiental contribui para uma visão holística/socioambiental, na formação de educadores ambientais na sociedade contemporânea. Neste sentido, esta tese foi desenvolvida na Escola Estadual Francisco Filho (EE Francisco Filho), assentamento agroextrativista do Anauerapucu, no município de Santana no Estado do Amapá, visando refletir sobre os saberes e percepções socioambientais, numa perspectiva teórica holística e/ou socioambiental. A pesquisa realizada foi de abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, tendo como momentos:1) levantamento bibliográfico; 2) observação direta da EE Francisco Filho e da comunidade do Anauerapucu; 3) levantamento documental dos projetos e planos existentes na escola; 4) entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) de todos os níveis de ensino; 5) sessões de grupo focal com todos os (as) professores (as) que atuavam na EE Francisco Filho e 6) análise quali-quantitativa dos dados obtidos. A maioria do público-alvo é jovem, solteiro (a) e tem ensino superior completo e, destes, 10% têm pós-graduação lato sensu, e, por esta razão, a maioria dos informantes atua no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio da EE Francisco Filho. Embora a maioria apresente uma percepção Romântica/Naturalista de meio ambiente, demonstra conhecer os principais problemas ambientais locais, este fato mostra que apesar dos (as) professores (as) terem uma visão fragmentada de meio ambiente, estão atentos ao cotidiano do alunado. A maioria dos docentes sentiram dificuldades de expressar o que entendem por Educação Ambiental (EA), não conseguindo desvincular as palavras-chave EA e problemas ambientais, da escola e da comunidade, ou a EA atrelada ao mito da natureza intocada tanto no decorrer das entrevistas como nas sessões de grupo focal. No que se refere à transversalidade da EA no currículo escolar verificamos nas entrevistas que os (as) professores (as) não conseguiam conceituá-la. No entanto, nas sessões de grupo focal demostraram conhecimento e alternativas metodológicas para a efetivação transversal da EA no currículo escolar; neste sentido, podemos afirmar que os saberes cotidianos adquiridos na prática educativa docente são essenciais para executar a EA de maneira holística/socioambiental e transversal, embora saibamos que um dos maiores desafios da EA, na atualidade, é garantir o desenvolvimento de um currículo pautado numa perspectiva interdisciplinar, transversal e problematizadora da realidade socioambiental no processo educativo.
Abstract: Understanding the teachers’ knowledge and conceptions on environmental education contributes to a holistic, social, and environmental vision in training of environmental educators in contemporary society. The study was developed at the State School Francisco Filho, an agricultural and extractive settlement from the village of Anauerapucu in Santana city in the state of Amapa. The intention was to reflect on the knowledge and environmental perceptions in a holistic and/or environmental theoretical perspective. The research was qualitative-quantitative approach, with a case study procedure, following the steps: 1) bibliographic survey; 2) direct observation; 3) documentary research of the projects and plans at the school; 4) semi-structured interviews with the teachers of all levels; 5) focus group sessions with all the teachers; and 6) analysis-quantitative of the data collected. Most of investigation subjects are young people, single; and have completed higher education. Among them, 10% have Lato Sensu specialization course, and for this reason, most of the teachers work at the second level of Elementary Education and/or high school. In spite of most of them work in a romantic/naturalist environmental perception, they are aware of the main local environmental problems, in other words, despite their fragmented view, they are careful about everyday students problems. Most teachers had difficulties to express their understanding about environmental education (EE). During the data collection, it was observed that teachers do not get to untie the notion of EE and environmental problems to the myth of unspoiled nature. Regarding the transversality of EE in the curriculum, interviews shows that teachers cannot conceptualize the EE. However, in the focus group sessions teachers demonstrated knowledge and methodological alternatives for teaching transversally EE in the curriculum. In this sense, we can say that the day-to-day knowledge acquired in teaching educational practice, are essential to perform EE in a holistic and socio-environmental way. Although, we know that one of the biggest challenges of EE, today, is to ensure the development of a curriculum based on an interdisciplinary, transversal, and problematizing perspective of the social-environmental reality in the educational process.
Keywords: Educação ambiental
Educadores ambientais
Docente - Saberes socioambientais
Escola Estadual Francisco Filho
Santana - AP
Amapá - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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